Segurança
Vitória fecha mês de abril sem registro de homicídios
Escrito por Redação em 05 de maio de 2025
Pela primeira vez em 29 anos, a cidade de Vitória encerrou um mês sem registrar nenhum homicídio. O marco histórico, registrado em abril de 2025, foi divulgado pela Prefeitura da cidade, nesta segunda (5).
O dado é do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, que contabiliza a série histórica de mortes violentas desde 1996.
Segundo o município, o feito “é fruto do resultado de um trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal de Vitória, as forças de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Abin) e a participação ativa da comunidade”.
No acumulado do ano, a cidade registrou uma queda de 60% nos crimes de homicídios se comparado com o ano passado. De janeiro a abril de 2024 foram 47 assassinatos. Já neste ano, foram 19 registros.
“O enfrentamento é constante e difícil, mas sempre contamos com as demais instituições para que possamos fazer uma frente de combate forte e atuante. Tivemos prisões importantes das demais corporações de lideranças de organizações criminosas que também contribuíram para esse resultado positivo na Capital”, destacou Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana da Capital.
Investimento em tecnologia
O município também destacou que a Guarda da capital vem passando por uma reestruturação, com investimentos principalmente em tecnologia. Atualmente, a Central de Monitoramento da Guarda de Vitória conta com 1142 câmeras. Além disso, foram adquiridos drones, softwares de inteligência artificial, armamentos modernos e novas viaturas, incluindo veículos blindados para reforçar a segurança da cidade.
“Essa conquista é de todos os moradores de Vitória. É fruto de muito trabalho, investimento, integração e, acima de tudo, compromisso com a vida. Seguiremos avançando com responsabilidade e dedicação para que esse seja apenas o primeiro de muitos meses com este resultado”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.