Segurança

Sete mulheres são presas em operação que mira familiares de líderes de facção no ES

Familiares de integrantes da facção chamada de Primeiro Comando de Vitória (PCV), que atua em bairros de morros de Vitória e outras regiões da Grande Vitória, foram alvo de uma operação da Polícia Civil, na manhã desta segunda-feira (30). Chamada de operação Machine Head, a ação cumpre 10 mandados de prisão e 18 mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória, Serra, Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim.

De acordo com a Secretaria estadual de Segurança Pública, o último levantamento mostrou que sete mulheres, com idades entre 22 e 48 anos, foram presas, sendo que entre elas há mãe e filha.

O objetivo da ação é cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão “contra familiares de faccionados do alto escalão do Primeiro Comando de Vitória (PCV), que transmitem ordens e transportam drogas para o interior do presídio Máxima II. Essas drogas, de acordo com as investigações, “são repassadas a outros integrantes que estão em liberdade, com o intuito de gerir as regiões dominadas pela facção, realizar a tomada de territórios e incitar atos como queima de ônibus e homicídios de policiais”. A operação ainda está em andamento nos quatro municípios.

De acordo com as informações da Polícia Civil, essas mulheres serviam como uma espécie de “pombo-correio”, passando instruções de lideranças presas para traficantes em liberdade, e vice-versa.

Durante as investigações, algumas ordens dos criminosos foram descobertas, entre elas a ordem de “matar pelo menos um policial” nos bairros que eram de domínio da facção PCV.

A operação da Polícia Civil teve início na madrugada desta segunda-feira, e acontece com agentes da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), do Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT), da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), das Delegacias Especializadas, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).