Nacional

PF: Operação de combate ao abuso sexual infantil e juvenil  teve 45 prisões em flagrante

Ao longo deste mês de maio a Polícia Federal realizou em todas as regiões brasileiras a deflagração de 110 operações de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Durante o período foi efetuada a prisão em flagrante de 45 abusadores, em 22 estados da federação, com a mobilização de mais de 550 policiais federais. Segundo a PF, como resultado dessa ação conjunta, apenas no mês de maio, foram resgatadas 13 vítimas desses crimes tão danosos à sociedade.

A Polícia Federal informa que segue suas ações em combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes, visando ao resgate das vítimas e a responsabilização dos criminosos. Os trabalhos nessa linha ocorrem por meio de equipes especializadas em todas as unidades da PF.

Policiais federais em ação./PF

Araceli

Ainda segundo a PF, durante o mês de maio, foi intensificado o seu trabalho para dar cumprimento à Lei nº 14.432, de 2022, a qual instituiu a Campanha Maio Laranja, que é realizada com ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O trabalho também tem por objeto uma menção ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, na forma instituída pela Lei nº 9.970 de 2000.

Ao longo deste mês, a PF realizou em todas as regiões brasileiras a deflagração de 110 operações de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, com a prisão em flagrante de 45 abusadores. Além disso, ainda dentro do âmbito da Campanha Maio Laranja,  somente neste mês foram capacitados pela Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI/CGCIBER/DCIBER) 105 (cento e cinco) policiais em cursos relacionados à essa área temática.

Ainda na esteira do combate ao abuso sexual infantil, destaca a Polícia Federal que foram cumpridos, em 2024, pelas mais diversas unidades da PF espalhadas pelo país, mais de 600 mandados de prisão em aberto referentes a crimes relacionados a esse tema, tendo o cumprimento ocorrido sob a Coordenação do Setor de Capturas da PF. “Essa atuação dá efetividade à responsabilização dos abusadores e, consequentemente, interrompe o ciclo de violência imposto às crianças e aos adolescentes vítimas”, reforça a PF.