Nacional
PRF intensifica ações de prevenção ao abuso de crianças e adolescentes
Escrito por Bartolomeu Boeno em 19 de maio de 2024
A PRF/ES intensificou em todo o estado, no mês de maio, ações com objetivo de prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações contaram com a integração de outras forças de segurança, PM, PC e Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social (Setades).

Operação foi intensificada no ES / PRF
As ações ocorreram nos municípios de Viana e Serra, tendo por objetivo a conscientização da sociedade sobre os crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e as formas de prevenção. As pessoas abordadas foram orientadas de como proceder diante de casos de abuso contra crianças e adolescentes.
Nessa sexta-feira (18) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973 em Vitória/ES.

Operação Domiduca X
A Operação Domiduca é realizada pela PRF, em todo o país, com o objetivo de prevenir e reprimir crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A instituição realiza constantes mapeamentos e monitoramentos dos locais com maior risco de ocorrências desses crimes. Com base nessas informações, realiza ações para resgatar crianças e adolescentes, além de prender exploradores. “É uma forma cruel de violência por constituir um ato invasivo que interfere nas dimensões físicas e psicológicas daqueles que têm seus direitos violados”, destaca a PRF.
O nome da operação tem origem na mitologia grega, segundo o qual a deusa Domiduca (Adeona) era responsável por proteger as crianças no caminho de volta para casa. As ações foram realizadas nos pontos considerados vulneráveis como postos de combustíveis, casas noturnas e bares às margens das rodovias. Os locais são definidos de acordo com o serviço da inteligência, junto as equipes ostensivas.
