Segurança
Polícia Federal faz operação no ES e apreende centenas de caixas de anabolizantes
Escrito por Fabio Botacin em 07 de maio de 2024
Centenas de caixas de anabolizantes foram apreendidas e duas pessoas presas em flagrante numa operação da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta terça-feira (07). Uma das cidades entre os alvos da chamada Operação Fermento é Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo.
De acordo com a Polícia Federal, há um grupo criminoso envolvido em comércio ilegal de anabolizantes, que foi descoberto após uma apreensão desses produtos para o Espírito Santo. Além de Cachoeiro, há mandados cumpridos também em três cidades de São Paulo: Guarulhos, Atibaia e a capital paulista.
Pelo menos 28 policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão, além da prisão em flagrante de duas pessoas. Os nomes e locais da prisão não foram divulgados.
“A investigação teve início em 2022, após a apreensão de uma encomenda de anabolizantes ilegais enviada de São Paulo para Cachoeiro de Itapemirim/ES através dos Correios. A partir dessa apreensão e com o avanço das apurações, foi possível descortinar um grupo de pessoas responsável pela comercialização de grandes quantidades de anabolizantes pela internet para todo o Brasil”, destaca o comunicado da Federal.
DOCUMENTOS FALSOS
A Polícia Federal também explicou que foi identificado que os distribuidores de anabolizantes usavam documentos falsos e de contas bancárias em nome de “laranjas” para receberem os pagamentos das vendas dos produtos ilegais. O objetivo era ficar em anonimato.
Ainda conforme a polícia, os crimes investigados são: comércio ilegal de anabolizantes (art. 273, § 1º-B, I do Código Penal), uso de documento falso (art. 304 do Código Penal) e lavagem de dinheiro (art. 1° da Lei 9.613/1998).