Uma paixão para muitos e um desafio para outros, o caranguejo é um dos frutos do mar mais consumidos no Espírito Santo e também no Brasil. No entanto, a limpeza e o preparo do crustáceo ainda afastam alguns consumidores. Foi pensando nisso que Vandinho, um empreendedor capixaba, decidiu inovar no setor, oferecendo caranguejos pré-cozidos e embalados a vácuo, prontos para o consumo. A história dele foi contada na TV Sim / SBT – canal 10.1 – durante o programa ‘Alô, ES’.
Respeito à natureza e qualidade garantida
Para garantir um produto de qualidade, Vandinho impõe regras rígidas aos fornecedores. Ele exige que os caranguejos tenham no mínimo três anos de vida e uma carapaça de pelo menos cinco centímetros de largura. Além disso, ele não comercializa fêmeas, respeitando a preservação da espécie.
Outro ponto fundamental é a observância ao período do defeso. Como as datas variam entre os estados, quando a captura é proibida no Espírito Santo, ele recorre a fornecedores da Bahia, onde a cata pode estar liberada. Caso contrário, a venda é suspensa, respeitando a legislação ambiental.
MAS POR QUE O REPÓRTER JEAN WALCHER ESTÁ NUM TANQUE DE CARANGUEJOS?
Durante a reportagem, o repórter Jean Walcher do ‘Alô, ES’ foi desafiado a entrar no tanque enquanto dezenas de caranguejos são jogados lá dentro. Além de conhecer também a história e inovação na venda do Vandinho, veja como foi a reação do Jean com caranguejos subindo por todo o corpo!
ASSISTA!
Do transporte ao preparo: um processo artesanal
Os caranguejos chegam de madrugada ao ponto de distribuição, sendo transportados ainda vivos e amarrados para evitar perdas. No trajeto, cerca de 10% dos crustáceos morrem devido ao estresse e à competição por espaço. Para minimizar as perdas, Vandinho realiza uma triagem rápida e segue com o processamento de maneira 100% artesanal, garantindo um produto fresco e seguro para o consumo.
Durante a pandemia, com as restrições ao funcionamento de bares e restaurantes, Vandinho precisou reinventar o seu negócio. Ele lançou um serviço de entrega de caranguejos prontos para o consumo, embalados em baldes lacrados com acompanhamentos como farofa e vinagrete. No entanto, as perdas com estoque não vendido ainda representavam um desafio.
Foi então que surgiu a ideia do caranguejo pré-cozido embalado a vácuo, permitindo que os clientes recebessem o produto fresco, com maior durabilidade e pronto para finalização em casa. A novidade conquistou o público e se tornou um diferencial no mercado.