“Vila Velha poderá vacinar toda a população ainda neste mês”, diz prefeito

Por Redação

Cerca de 350 mil doses de vacina contra a Covid-19 chegarão a Vila Velha até o final de fevereiro, segundo afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo (PODE) para o programa “Microfone Aberto”, da Massa FM, nesta quarta-feira (03). Com isso, toda a população do município acima de 18 anos seria imunizada ainda neste mês, sem a necessidade de esperar pelo repasse do Estado.

Essas doses viriam de uma empresa ainda sem nome revelado, que, de acordo com profissionais à frente da Secretaria de Saúde, foi quem procurou a prefeitura. “Não posso entrar em detalhes por conta da confidencialidade, mas tivemos a reunião nesta terça-feira (02) e é muito provável que toda a cidade tenha vacina disponível para toda a sua população, independente do governo federal”, disse Borgo, recém-empossado após a derrota do candidato Max Filho (PSBD) no ano passado.

Apesar de ter dito que a compra foi feita com verba municipal, os valores exatos não foram informados pelo prefeito. “Não é uma vacina barata, é em dólar, mas infelizmente não posso falar o valor”. Até o momento, Vila Velha é a única cidade da região metropolitana que revelou ter recebido essa proposta.

Assim que as vacinas chegarem, Borgo ressaltou que será disponibilizado uma plataforma de agendamento on-line, no qual os moradores poderão escolher o dia, o horário e o local que desejam se imunizar. No final de janeiro, um pré-cadastro virtual havia sido aberto pela secretaria para organizar a fila do grupo prioritário, usando as doses da Coronavac e da vacina Oxford/AstraZeneca que já estão no município.

Nesta semana, segundo Borgo, idosos com mais de 85 anos que estão acamadas em suas casas devem receber a vacina. Depois, outras pessoas da mesma faixa etária, mas que conseguem sair de casa, serão contempladas com a imunização.

Primeiras medidas na gestão

Ainda na entrevista para a Massa FM, o prefeito disse que 59 escolas do município passarão por reformas para receber os alunos presencialmente no novo ano letivo, a partir do dia 1 de março. Em um questionário enviado pela prefeitura, elas alegaram não ter condições de voltar às aulas durante a pandemia e, por isso, algumas mudanças precisaram ser feitas. “Temos 102 escolas, incluindo creches. Mas 59 não têm condições de receber alunos, pois estão sucateadas. Perante este cenário, nós já estamos fazendo a reforma de todas elas, para entregá-las o mais breve possível, para que nossos jovens as frequentem no sistema híbrido, determinado pelo Estado”, contou.

Uma das principais bandeiras de Arnaldinho Borgo em sua campanha para prefeitura, o armamento da Guarda Municipal também será colocado reforçado nos próximos dias. Trata-se de um lote com 300 pistolas ponto 40, 20 escopetas calibre 12 e 20 submetralhadoras que será disponibilizado para os agentes, que já estão sob um treinamento da Polícia Militar e da Secretaria da Justiça (Sejus).

Além disso, ele lembrou que o ponto facultativo está mantido durante o Carnaval, porém será proibida qualquer festa que aglomere pessoas em Vila Velha no período festivo.

Por Maria Fernanda Conti

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.