A Prefeitura de Vila Velha instalou 100 novas câmeras de videomonitoramento em diferentes pontos da cidade. A medida, segundo o município, faz parte de um projeto que busca modernizar a gestão do trânsito e aproximar a região do conceito de “Cidades Inteligentes”. Segundo a prefeitura, os equipamentos devem ajudar a melhorar a fluidez nas vias, reduzir o tempo de deslocamento e elevar o nível de segurança para motoristas e pedestres.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, o sistema permitirá entender melhor como os veículos circulam pela cidade. “As câmeras são fundamentais para a coleta de dados estratégicos sobre o volume e o padrão de movimentação dos veículos pelas vias da nossa cidade. Essas informações serão utilizadas para embasar a engenharia de tráfego, permitindo a otimização e o ajuste inteligente dos tempos semafóricos nos horários de pico”, destacou.
Além de contribuir para o planejamento das vias, o monitoramento também deve facilitar o atendimento a ocorrências no trânsito. O secretário explica que a visualização em tempo real amplia a capacidade das equipes de identificar e agir rapidamente em casos de acidentes ou bloqueios. “Esta visibilidade é fundamental para a rápida detecção e resposta a ocorrências, como acidentes ou obstruções, reduzindo o tempo de interrupção e minimizando congestionamentos”, afirmou.
A prefeitura reforça que as câmeras têm finalidade voltada exclusivamente à gestão do tráfego e não serão usadas para fiscalizar infrações. O projeto, segundo o município, não se enquadra nos requisitos da Resolução 909/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A norma determina que, para a fiscalização remota de trânsito, é obrigatória a instalação de placas que informem os motoristas sobre a presença desse tipo de monitoramento.





