Durante uma ação de fiscalização, parte de uma clínica de estética, localizada na Praia do Canto, em Vitória, foi interditada nesta quarta-feira (27). De acordo com a prefeitura da capital, no local foram encontrados medicamentos e produtos para saúde vencidos e sem identificação adequada. Todo material foi apreendido.
“A equipe também constatou que o instrumental cirúrgico e materiais utilizados nos procedimentos estavam sem a devida identificação da data de esterilização, nem a validade, além de alguns apresentarem indícios de oxidação”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária, Viviani Barreto.
“Determinamos, de forma imediata, a esterilização adequada de todo o material e interditamos cautelarmente as salas que realizam procedimentos com esse instrumental. Além disso, identificamos que um dos profissionais biomédicos estava com o registro no conselho de classe suspenso, razão pela qual foi notificado de que este profissional não pode realizar atendimentos”, completou Viviani.
Além da interdição e apreensão dos produtos irregulares, foi lavrado auto de infração, com as devidas notificações e penalidades previstas pela legislação sanitária.
CLIENTES DENUNCIARAM ESTABELECIMENTO
A ação teve como objetivo investigar denúncias graves relacionadas a procedimentos estéticos realizados de forma inadequada, que teriam causado deformidades permanentes em pacientes atendidos na unidade.
A operação conjunta contou com a participação da 5ª Delegacia de Polícia da Praia do Canto, o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo e o Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região. A ação foi desencadeada com base em inquérito policial, que apontou indícios de práticas ilegais e riscos à saúde dos consumidores.
O nome da clínica fiscalizada não foi divulgado.
Quem tiver informações sobre irregularidades em outros estabelecimentos pode denunciar o caso pelo Telefone 156.