Um vídeo que está circulando nas redes sociais desde o último final de semana mostra um flagrante perigoso. Um homem viaja no para-choque de um caminhão em plena BR-101, em Rio Novo do Sul, no Sul do Espírito Santo, desafiando a própria sorte.
O registro foi feito pela influenciadora digital, Thainá Castro Gonçalves, que passava na rodovia, no sábado (1º), e se assustou com a cena.
“Quando você pensa que já viu de tudo. Gente, será que o caminhoneiro sabe que ele está ali? Inacreditável”, diz Thainá incrédula com o que estava vendo.
Em determinado momento, o homem deixa cair um objeto que estava segurando nas mãos e, por pouco não atinge o veículo em que a influenciadora estava com a família.
Assista:
Segundo a Eco 101, concessionária que administra a via, a equipe da Praça de Pedágio avisou o Centro de Controle Operacional sobre o flagrante do homem na traseira do caminhão.
A empresa encaminhou funcionários até o local, que abordaram o motorista do veículo. O homem que estava pegando carona desceu e foi acompanhado pela equipe da Eco 101 até um posto de combustível, já o motorista foi seguiu viagem.
Demandada pela reportagem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse que recebeu as imagens, mas que não localizou o veículo com esse tipo de ocorrência. Porém, vale lembrar que a prática é proibida e traz riscos para todos, podendo os envolvidos serem penalizados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelo Código Penal (CP).
No art. 235 do CTB, está descrito que conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados é considerado infração grave, com possibilidade de multa e até retenção do veículo.
No Código Penal, o art. 132 descreve que expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente pode gerar detenção de três meses a um ano.