Uma cena inusitada e perigosa, gravada em meados de 2025 voltou a viralizar nas redes sociais nesta semana e reacendeu a discussão sobre imprudência no trânsito. O flagra em Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo, mostra dois homens trafegando em uma motocicleta, sendo que um deles está dentro de quatro pneus.
No vídeo, o garupa aparece com uma prótese na perna e tenta se equilibrar enquanto permanece dentro dos pneus empilhados, que são tão altos que chegam a encobri-lo completamente. Mesmo com a instabilidade aparente, a dupla segue pela avenida como se estivesse em uma situação normal.
Além do risco evidente de queda e de acidentes envolvendo outros motoristas e pedestres, a placa da moto está parcialmente coberta com um adesivo, prática considerada infração gravíssima.
Assista:
Risco e infrações
Segundo a Resolução 943/2022 do Contran, o transporte de cargas em motocicletas deve obedecer a regras específicas. A norma determina que itens sejam levados em baús, grelhas, alforjes, bolsas ou caixas laterais. Também estabelece que a carga aberta não pode ultrapassar 40 centímetros de altura a partir do assento, nem prejudicar a visibilidade pelos retrovisores.
O artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração transitar com veículo que exceda as dimensões máximas permitidas, enquanto o artigo 230 prevê multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH para quem circula com equipamentos obrigatórios ineficientes ou fora do padrão definido pelo Contran.
O CTB também prevê multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira para quem transita com a identificação do veículo adulterada ou ilegível.
Até o momento não há informações se motociclistas foram identificados e/ou multados.





