Vendas do Dia das Mães devem movimentar R$ 290 milhões no ES

O resultado vai representar um crescimento real de 5,6% no faturamento em relação ao mesmo período de 2024

Por Redação
Foto: Reprodução

O Dia das Mães deve bater novos recordes de movimentação nesta semana. A expectativa do Connect Fecomércio-ES, o Observatório do Comércio, é que a data comemorativa movimente cerca de R$ 290,77 milhões em vendas. Confirmada a estimativa, esse resultado vai representar um crescimento real de 5,6% no faturamento em relação ao mesmo período de 2024.

As análises do Connect, realizadas com base nos dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontam ainda que o Espírito Santo é destaque entre as projeções dos estados brasileiros, já que sua previsão de crescimento está acima da média nacional, que é de 1,9%.

De acordo com a CNC, embora a maioria dos 12 maiores estados brasileiros deva registrar avanço nas vendas, Espírito Santo (5,6%), Goiás (5,5%) e Distrito Federal (5,1%) chamam a atenção com variações acima da média, impulsionadas pelo alto dinamismo recente nessas regiões.

Itens mais procurados

O levantamento mostra ainda que os itens mais procurados para presentear no estado são do setor de vestuário, calçados e acessórios, respondendo por 44% da movimentação, seguidos por perfumaria e cosméticos (20%). Utilidades domésticas e eletroeletrônicos (14%), além de móveis e eletrodomésticos (11%), também se destacam.

“No Espírito Santo, temos fatores positivos que deverão dar dinamismo para as compras do Dia das Mães como o mercado de trabalho positivo, com baixo índice de desemprego, o que é essencial para a segurança do consumo. O endividamento e a inadimplência também estão mais baixos e em níveis controlados. Por isso, os lojistas devem se preparar para oferecer opções para todos os bolsos. As promoções com descontos e sorteios são estratégias de vendas muito utilizadas nesse contexto”, ressaltou o coordenador do Connect Fecomércio-ES.

Qual a média de gastos?

Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL/SPC Brasil) mostrou que 78% dos consumidores brasileiros devem realizar a compra de pelo menos um presente. Em média, o valor gasto será de cerca de R$ 300. Para a maioria dos consumidores (69%), os preços dos produtos neste ano estão mais caros do que ano passado.

Segundo a CNDL, as lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores (80%). “As vendas por aplicativos têm crescido, uma vez que as lojas e os marketplaces têm investido nesse tipo de ferramenta. Apesar disso, as compras em lojas físicas continuam sendo a preferência dos brasileiros, que gostam de negociar e experimentar o produto antes de levar para casa”, destacou José César da Costa, presidente da CNDL.

O estudo também chama atenção para o fato de que 32% das pessoas que pretendem ir às compras estarem com contas em atraso, sendo que 63% estão com nome sujo atualmente. A pesquisa sinaliza que muitos dos consumidores que pretendem comprar presentes no Dia das Mães já extrapolaram o limite do seu orçamento: 27% admitem que costumam gastar mais do que podem com as compras na data. Mais uma vez, o planejamento financeiro entra como ponto de atenção como forma de evitar impactos negativos futuros no orçamento da família.

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