Venda Nova do Imigrante celebra destaque no ranking estadual do programa Previne Brasil

Por Bartolomeu Boeno
A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante noticia que o município se destaca em saúde pública do Estado, alcançando a segunda posição no ranking estadual do programa Previne Brasil, do Governo Federal. O ranking mede os indicadores relativos ao serviço da Atenção Básica de Saúde nos municípios, ficando atrás apenas do município de Mucurici, no norte capixaba.
A Classificação é realizada de acordo com o monitoramento de ações estratégicas dos serviços de saúde realizados no município.  São eles: Pré-natal (Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; Saúde da Mulher (Cobertura de exame citopatológico (preventivo)), Saúde da Criança (Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente) e Doenças Crônicas (Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada).
A Secretária de Saúde de Venda Nova do Imigrante, Marise Bernada Vilela, celebra a classificação. “Fico contente e satisfeita em ver esse resultado que reflete tamanho empenho e dedicação dos nossos profissionais de saúde, que trabalharam sem parar mesmo no período de pandemia, prestando serviço com amor, sempre tão atenciosos em fazer o melhor para os nossos munícipes!”
De acordo com o Prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Minete, “a nossa classificação no programa é excelente. Ela reflete além do trabalho excepcional dos nossos profissionais de saúde, o investimento constante da Prefeitura na saúde básica do Município. Investimento este que vai desde a aquisição de novos equipamentos, contratação e informatização de serviços até treinamentos de atualização para os nossos profissionais. Tudo para que a população seja o mais bem assistida possível, buscando melhorar constantemente a nossa prestação de serviço a quem precisa.”
O Previne Brasil, programa que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), tem como um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios o pagamento por desempenho. O monitoramento desses indicadores permite que a gestão federal, estadual, municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, viabilizando, assim, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.