Um novo gigante vai surgir na Grande Vitória: com investimento de R$ 228,7 milhões, o Espírito Santo vai ganhar um moderno Centro de Eventos com capacidade para mais de 35 mil pessoas, estacionamento com 1.829 vagas, auditório para 1.600 participantes e um pavilhão de 23 mil metros quadrados — o equivalente a três campos de futebol.
A construção será feita em Carapina, na Serra, no local onde hoje funciona o tradicional Pavilhão de Carapina.
📸 Veja acima as imagens do projeto e detalhes da nova estrutura
O edital para a obra, que era muito aguardado pelo trade do turismo e comércio capixabas, foi lançado nesta quinta-feira (24), em solenidade no Palácio Anchieta, com a presença do governador Renato Casagrande.
COMO SERÁ O CENTRO DE EVENTOS?
O novo Centro de Eventos será erguido no Parque Estadual Agropecuário Floriano Varejão, área onde hoje chamamos popularmente de Pavilhão de Carapina. O projeto é alinhado à política estadual do turismo e responde a uma antiga demanda do setor por uma estrutura mais robusta, capaz de abrigar feiras, convenções e exposições de grande porte — tanto nacionais quanto internacionais — e já nasce com espaço reservado para futuras expansões.
O projeto chama atenção não só pelo tamanho, mas pela proposta: tornar o Estado um polo nacional de turismo de negócios.
Durante a obra — que tem prazo de 36 meses — o terreno contará com uma estrutura provisória para manter a realização de eventos e reduzir os impactos ao setor.
O que vem por aí
Com 29 mil metros quadrados de área total construída, o novo Centro de Eventos vai oferecer:
🏟️ Pavilhão principal de 23.396 m²
🎤 Auditório com 1.600 lugares
🚗 Estacionamento para 1.829 veículos
🚲 Bicicletário e acessibilidade total
🛫 Áreas exclusivas para embarque e desembarque
🌿 Espaço externo de exposições com mais de 2.700 m²
➕ Área reservada para expansão do complexo
Nova vitrine do turismo de negócios
Segundo o governador Renato Casagrande, o investimento responde a uma antiga demanda do setor e projeta o Estado como destino estratégico para grandes eventos:
“Precisamos de um espaço moderno e à altura do nosso potencial. O turismo no Espírito Santo está mudando de patamar.”
O projeto é conduzido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com o Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES).
“É um divisor de águas. Estamos falando de um equipamento com padrão internacional, que vai aquecer nossa economia e gerar empregos de forma sustentável”, destacou o secretário de Turismo, Victor Coelho .
“Com essa obra, o Espírito Santo entra no circuito nacional dos grandes eventos. É infraestrutura de peso para atrair negócios e oportunidades”, acrescentou o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas.