Varíola dos macacos: 2º caso suspeito é descartado e 3º é investigado no ES

Por Yasmin Baier

As amostras do segundo caso suspeito para Monkeypox no Espírito Santo, que estavam em análise no laboratório referência no Rio de Janeiro, tiveram resultado negativo para a doença. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde na tarde desta segunda-feira (04).

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou ainda que iniciou, no último sábado (02), uma nova investigação de um caso suspeito de Monkeypox no estado. Trata-se de um homem, na faixa etária entre 20-29 anos, com histórico de viagem a diversos países com casos já confirmados para a doença.

Ele está internado em um hospital da Grande Vitória. Segundo o próprio paciente, os sintomas iniciaram no dia 7 de junho com erupções cutâneas nas regiões da cervical e tórax, sem dores.

As amostras foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES). A unidade é capacitada para realizar o teste molecular específico para detecção do vírus da Monkeypox, porém ainda aguarda insumos do Ministério da Saúde. Caso os resultados sejam negativos para doenças semelhantes, como herpes, sarampo e sífilis, as amostras serão enviadas ao laboratório de referência na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.