Com a Páscoa se aproximando, as prateleiras dos supermercados e lojas especializadas de Vitória já estão repletas dos tradicionais ovos de chocolate. Mas a diferença de preços entre os estabelecimentos chama atenção. Uma pesquisa divulgada pelo Procon Vitória revelou variações que chegam a 82,50% no valor dos ovos de Páscoa comercializados na capital.
Além dos ovos, a análise também incluiu caixas de bombons e tabletes de chocolate. De acordo com o levantamento, a maior variação entre as caixas de bombons foi de 50,17%, enquanto entre os tabletes, a diferença de preços alcançou R$ 74,07.
“O Procon Vitória, por meio da pesquisa comparativa de preços, tem o objetivo de auxiliar os consumidores a economizarem e a realizarem uma compra mais consciente”, destacou Luciano Forrechi, secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho da capital.
O estudo também comparou os preços deste ano com os de 2024 e constatou que, em alguns produtos, o aumento chegou a 32%, superando tanto a inflação acumulada pelo IPCA (4,83%) quanto o reajuste do salário mínimo (7,5%) no mesmo período. Para bombons e tabletes, variação anual chegou a 50%.
Orientações aos consumidores
O gerente do Procon Vitória, Breno Panetto, reforça a importância de atenção na hora das compras. “É obrigatório que os estabelecimentos exibam os preços de forma clara e correta. Além disso, o consumidor deve sempre verificar a validade e a procedência dos produtos”, orienta.
A pesquisa analisou 67 produtos, sendo 47 ovos de Páscoa, 17 tabletes de chocolate e 3 caixas de bombons, em cinco estabelecimentos de Vitória, entre os dias 24 e 25 de março de 2025. O levantamento completo está disponível no site do Procon Vitória e também no aplicativo oficial do órgão.
Dicas do Procon Vitória para economizar na Páscoa:
- Compare os preços em diferentes locais antes de comprar;
- Avalie a relação entre qualidade, peso e preço do produto;
- Verifique a procedência, validade e o acondicionamento;
- Fique atento a promoções e condições especiais de desconto.