Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) manteve as consultas presenciais para atender urgências e pacientes considerados do grupo de risco, como diabéticos, gestantes, hipertensos, recém-nascidos, dentre outros. Assim, entre meados de março até o início de agosto, as 29 unidades básicas de saúde realizaram 177.165 consultas.
Além disso, a Semus organizou o monitoramento remoto para acompanhar os pacientes do grupo de risco e investiu na telemedicina, através da qual foram realizados mais de 10 mil atendimentos por telefone ou vídeo nesse período.
“As equipes estão diariamente em contato com os pacientes por telefone, a fim de orientá-los e para solucionar suas questões de saúde, evitando, assim, a procura pelos serviços sem necessidade. Porém, mesmo priorizando as pessoas com sintomas respiratórios ou outro mal-estar, continuamos os atendimentos para quem precisa de tratamento continuado”, disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.
Com informações da Prefeitura de Vitória