A direção do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) informa o fechamento temporário da Unidade de Coleta de Sangue do município da Serra, anexa ao Hospital Estadual Dório Silva (HEDS), a partir da próxima quarta-feira (13).
Diante da situação enfrentada no Espírito Santo e o afastamento de funcionários por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a equipe de atendimento médico do Hemoes está reduzida, dificultando a escala de trabalho entre os profissionais.
A diretora-técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, afirma que nesse período as doações na unidade estão baixas e o fechamento temporário não causará impacto no estoque de sangue.
“Observamos um número baixo de doadores por dia na unidade da Serra. Já no Hemoes Coordenador os atendimentos não diminuíram, ajudando a manter os estoques de sangue e o suporte aos hospitais da Rede SUS”, disse.
Rachel Lacourt reforça que a unidade deve permanecer fechada por no máximo duas semanas. “Estimamos que o tempo de duas semanas será suficiente, mediante esforço de todos para que consigamos preencher a lacuna existente e termos novamente uma força de trabalho médico plena e capacitada”, destacou.
Onde doar
– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.
– Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.
– Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3717-2801 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.
– Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-7957 – Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.
Quem pode doar
Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal. O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará pela triagem. Caso tenha almoçado, deve aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.
Em tempos de pandemia, pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o Coronavírus podem realizar a doação após 30 dias sem apresentar sintomas.