Ufes anuncia concurso com 41 vagas para professores efetivos

Entre as vagas estão as que contemplam docentes para o curso de Medicina no campus de São Mateus. 

Por Redação
Edital reúne vagas em todas as modalidades de reserva atualmente aprovadas na Ufes/ Imagem gerada por Inteligência Artificial/Reprodução Ufes

Estão abertas as inscrições para o concurso público que vai ofertar 41 vagas para cargos de professor do magistério superior do quadro permanente da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Do total de vagas, 20 são destinadas à ampla concorrência e 21 são reservadas para públicos específicos, sendo dez para pessoas pretas ou pardas (PPP), nove para pessoas com deficiência (PcD), uma para indígenas (PI) e uma para quilombolas (PQ). Entre as vagas estão as que contemplam o curso de Medicina no campus de São Mateus.

O período de inscrições começou nessa segunda-feira, 12. Como o processo de seleção dos docentes será conduzido pelos departamentos ofertantes das vagas, os prazos de inscrição são diferenciados. O cronograma completo, incluindo as datas prováveis das provas e demais informações, estão disponíveis no edital, também publicado no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). A taxa para efetivação da inscrição é de R$ 250.

O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, destaca o número de vagas e diz que o edital demonstra o esforço da gestão em fortalecer tanto os cursos já existentes quanto os cursos em implantação. “A iniciativa contribui para a superação gradual de demandas históricas, como é o caso do curso de Terapia Ocupacional e, ao mesmo tempo, prioriza a consolidação do curso de Medicina no campus de São Mateus, que será contemplado de forma significativa”, afirma. A medida, ele ressalta, atende a um interesse regional estratégico, beneficiando especialmente o norte do Espírito Santo, o sul da Bahia e o leste de Minas Gerais.

O reitor acrescentou ainda que a gestão seguirá, ao longo de 2026, ampliando os investimentos para atender outras demandas específicas dos cursos da Universidade.

Reserva de vagas

Este é o primeiro edital publicado pela Ufes com reserva de vagas para indígenas e quilombolas. Outra novidade é que a distribuição das vagas reservadas para os públicos específicos será definida após a homologação das inscrições. “Isso permite uma melhor efetividade na implementação da política pública de ação afirmativa em concursos, uma vez que a vaga de reserva deve ser destinada para departamentos que, de fato, tenham pessoas candidatas inscritas em vagas de reserva”, explica a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda.

Ela reforça que o edital reúne vagas em todas as modalidades de reserva atualmente aprovadas na Ufes. “Estamos primando pelo interesse público de atender à nova lei de reserva de vagas já no ingresso de docentes efetivos no ano de 2026”, afirmou Binda.

Veja quais áreas serão contempladas no concurso:

Campus de Alegre: vagas para professores das áreas de Química, Física, Biologia, Computação, Farmácia, Nutrição e Agronomia.

Campus de Goiabeiras, em Vitória: há vagas para professores das áreas de Design, Artes e Música, Arquivologia, Economia, Administração, Ciências Contábeis, Biblioteconomia e Educação, Química, Ginástica, Línguas Estrangeiras, Línguas Vernáculas, Oceanografia e Estatística.

Campus de Maruípe, também em Vitória: vagas para as áreas de Odontologia, Medicina, Ciências Fisiológicas, Ciências Farmacêuticas, Saúde Coletiva, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Clínica Médica e Enfermagem.

Campus de São Mateus: vagas para docentes no curso de Medicina, que começará a funcionar no segundo semestre de 2026, e para as áreas de Matemática e Química.

(Texto / Sueli de Freitas – Ufes) / Da Redação

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.