O turismo no Espírito Santo vive um momento de crescimento sólido. Segundo dados divulgados nesta semana, o setor teve em maio de 2025 seu melhor desempenho para o mês nos últimos 11 anos — ficando atrás apenas de maio de 2023. O volume de atividades turísticas no estado cresceu 6,9% em comparação ao mesmo mês do ano passado e subiu 1,7% em relação a abril, enquanto o Brasil, no mesmo período, teve queda de 0,7%.
Com esse desempenho, o Espírito Santo apresentou a terceira maior variação mensal entre os 17 estados analisados, atrás apenas do Paraná (2,6%) e do Rio de Janeiro (2,3%). Maio também foi o segundo mês com maior movimentação turística no estado em 2025, perdendo apenas para janeiro, quando ocorre a alta temporada de verão.
Crescimento acima da média nacional
De janeiro a maio, o setor de turismo capixaba acumula alta de 8,2%, acima da média nacional, que ficou em 7% no mesmo período. Os dados são do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), elaborado pelo IBGE e analisados pelo Connect Fecomércio-ES, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo.
Desde julho de 2024, todos os meses tiveram crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior — um indicativo de que o setor segue uma trajetória positiva.
Turismo mais estruturado e diversificado
Para o presidente da Câmara Empresarial do Turismo do Espírito Santo, Raimundo Nonato, o desempenho é reflexo da união entre empresários, entidades do setor e o poder público.
“O turismo capixaba está cada vez mais diversificado e estruturado. Essa soma de esforços tem mantido o Espírito Santo em evidência como destino turístico o ano todo”, afirmou.
Passagens e pacotes mais baratos
Outro fator que tem impulsionado o crescimento do setor são os preços mais acessíveis. Em maio, as passagens aéreas na Grande Vitória caíram 16,85% em relação a abril — uma redução maior do que a média nacional, que foi de 11,31%. No acumulado do ano, a queda chega a 26,3%.
Os pacotes turísticos também tiveram queda de 1,48% em maio e acumulam redução de 9,86% em 2025. Já os preços de alimentação fora do lar (bares e restaurantes) ficaram praticamente estáveis, com uma leve alta de 0,07%.
“Esse cenário torna o Espírito Santo um destino mais acessível e competitivo, atraindo turistas de outras regiões e beneficiando toda a cadeia produtiva do setor”, explicou André Spalenza, coordenador do Connect Fecomércio-ES.
Aeroporto de Vitória bate recordes
O Aeroporto de Vitória também tem mostrado forte movimento. Em maio, foram registrados 141.929 desembarques — o maior volume mensal de 2025 e o segundo maior desde o início de 2024, ficando atrás apenas de dezembro do ano passado (143.855). Em relação a maio de 2024, o crescimento foi de 21,6%.
No acumulado de janeiro a maio de 2025, o aeroporto recebeu 644.509 passageiros, número 11,6% maior do que o mesmo período do ano anterior.
Turismo de inverno em alta
Com o fim da alta temporada de sol e praia, cresce o interesse por outros tipos de experiência, como o turismo de inverno, aventura, ecológico e gastronômico.
Segundo Spalenza, esse tipo de turismo é um diferencial competitivo do Espírito Santo, especialmente em relação a estados vizinhos como Bahia e os demais do Nordeste.
“A Região das Montanhas Capixabas se destaca por unir natureza, cultura, boa gastronomia e opções ao ar livre, o que a torna um destino ideal nesta época do ano”, completou.
A pesquisa completa com os dados está disponível no site portaldocomercio-es.com.br.