Turismo capixaba tem o melhor mês de fevereiro em uma década

Com crescimento de 18,1% em relação a 2024, estado liderou avanço nas atividades turísticas entre os estados e se consolida como destaque nacional no setor

Por Redação

O volume de atividades turísticas registradas no Espírito Santo em fevereiro de 2025 foi o mais alto dos últimos 11 anos. O resultado reflete a aceleração da expansão do setor no estado, especialmente a partir do quarto trimestre de 2024.

De acordo com André Spalenza, coordenador do Connect Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), os números indicam boas perspectivas para o setor:

“Esses dados mostram o excelente desempenho do setor turístico capixaba em uma das épocas mais estratégicas no calendário nacional. Mesmo com a concorrência acirrada, o Espírito Santo conseguiu crescer no encerramento da alta temporada do turismo de verão”, destacou.

Espírito Santo lidera crescimento nacional no bimestre

Ao comparar janeiro e fevereiro de 2025 com os mesmos meses de 2024, o Espírito Santo registrou um crescimento acumulado de 11,9% — o maior entre os estados brasileiros. Em seguida aparecem Santa Catarina (11,4%) e Pará (10,5%), enquanto a média nacional ficou em 5,3%.

Considerando apenas a variação entre janeiro e fevereiro de 2025, o volume cresceu 5,8%, o que representa o dobro da média nacional, que foi de 2,9%.

Alta histórica e desempenho acima do esperado

O volume de atividades turísticas em fevereiro foi 18,1% maior do que no mesmo mês de 2024, enquanto no Brasil como um todo o crescimento foi de 7,3%. Segundo Spalenza, o crescimento mensal foi o maior desde junho de 2024.

Esse resultado considera o ajuste sazonal — técnica estatística usada para neutralizar efeitos de datas específicas, como Carnaval ou volta às aulas. Isso permite identificar se o crescimento é real ou apenas sazonal.

“O crescimento observado em fevereiro indica um desempenho acima do esperado, reforçando a expansão do turismo capixaba. É um sinal de que o estado conseguiu estender a alta temporada além de janeiro, o que é fundamental para o setor”, explicou Spalenza.

Queda nos preços pode ter impulsionado o turismo

Outro fator que pode ter influenciado positivamente a movimentação turística foi a redução nos preços de serviços relacionados ao setor.

Em fevereiro, na Grande Vitória, três dos cinco principais produtos turísticos monitorados apresentaram queda nos preços:

  • Hospedagem: -3,18%

  • Pacotes turísticos: -0,38%

  • Passagens aéreas: -24,4%

Já os aumentos foram leves:

  • Alimentação fora do domicílio: +0,94%

  • Passagens de ônibus interestadual: +0,70%

No acumulado de janeiro e fevereiro de 2025, o índice geral de preços na Grande Vitória subiu 1,87%, mas alguns itens ligados ao turismo continuaram em queda:

  • Passagens aéreas: -11,63%

  • Pacotes turísticos: -2,16%

  • Passagens de ônibus interestadual: -1,28%

“Essas reduções podem favorecer o turismo local, tornando as viagens mais acessíveis, especialmente para visitantes de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro — mercados estratégicos para o Espírito Santo”, ressaltou Spalenza.

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