O litoral da Serra será palco da Travessia Vista do Mestre, uma ultramaratona aquática que desafiará nadadores a percorrerem 16 quilômetros entre as praias de Nova Almeida e Manguinhos. A competição acontecerá neste sábado (5) e conta com a participação de diversos atletas que se preparam para a experiência nas águas abertas.
A largada está marcada para às 6h, na Praia de Nova Almeida, ao lado da ponte, onde um ponto de arbitragem e troca de nadadores será montado na praia de Jacaraípe. Devido à natureza das águas abertas, a competição foi definida para este sábado, e a largada será ajustada conforme as condições climáticas, buscando sempre a correnteza favorável.
Categorias e Premiações
Os atletas poderão competir em duas categorias: individual ou revezamento em dupla, ambas com a mesma extensão de 16 km. Esta é a primeira ultramaratona em águas abertas da Serra, idealizada pelo ultramaratonista Ronaldo Camillato e seu técnico Leonardo Nascimento, da LN Sports, com o apoio da Prefeitura da Serra e do Corpo de Bombeiros.
A premiação será geral, contemplando as categorias masculina, feminina e PCD (pessoas com deficiência), além das cinco primeiras duplas do revezamento, independente da composição. Os cinco primeiros colocados terão seus tempos registrados e os resultados divulgados no local de chegada. Todos os nadadores que completarem a prova receberão uma “medalha finisher”.
Uma Causa Nobre
Parte do valor arrecadado com as inscrições será destinada ao projeto “Travessia do Canal da Mancha”, programado para 2027 e liderado por Ronaldo Camillato Júnior, capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. Este desafio surgiu após uma experiência pessoal marcante, quando sua esposa, Tereza, enfrentou complicações graves devido à Covid-19. Em gratidão pela recuperação dela, Camillato prometeu realizar uma travessia aquática de 40 quilômetros, que ficou conhecida como “Travessia da Promessa”.
Após a recuperação de Tereza, ele se preparou para o desafio, que ocorreu em Ilha Grande, no Rio de Janeiro, e foi homologado pela Big Island Swimming Association (BISA), a maior associação de ultramaratonas aquáticas do mundo.
História
O capixaba Márcio Junqueira foi o primeiro brasileiro a atravessar o Canal da Mancha nadando; completando a travessia em pouco mais de 11 horas em 2020. No ano passado, Thaís Sant’Ana se tornou a primeira mulher capixaba a realizar o percurso de 45 quilômetros entre a Inglaterra e a França. Apenas 40 brasileiros conseguiram concluir essa travessia.