O Sistema Transcol deve receber 50 novos ônibus elétricos até o primeiro trimestre de 2026. O anúncio foi feito pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante a Conferência do Clima da ONU (COP30), realizada em Belém (PA).
De acordo com informações do Diário do Transporte, o investimento faz parte do plano estadual de transição energética e descarbonização do transporte público, que busca reduzir as emissões de poluentes e modernizar a frota do sistema.
Durante o painel “Transição Energética e Mobilidade de Baixo Carbono”, Casagrande destacou que o início da operação está condicionado à conclusão da infraestrutura de abastecimento elétrico, que está sendo implantada em dois terminais da Grande Vitória.
“Entre os três primeiros meses de 2026 eles chegam. A fase mais difícil é essa primeira, porque a gente tem que montar uma infraestrutura de abastecimento que ainda não temos nos nossos terminais”, afirmou o governador.
Investimento de R$ 150 milhões
O projeto representa um investimento de R$ 150 milhões, confirmado em maio de 2024, durante a apresentação dos resultados do PAC Seleções Cidades, do Governo Federal. O valor inclui a compra dos veículos e a instalação das estações de recarga nos terminais do Transcol.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou que a operação dos primeiros quatro ônibus elétricos já em circulação tem trazido resultados positivos. “Nós já temos quatro ônibus elétricos em operação na Região Metropolitana da Grande Vitória e consideramos a experiência muito positiva, tanto do ponto de vista operacional quanto socioambiental”, afirmou o secretário, em entrevista anterior ao Diário do Transporte.
Segundo ele, o governo estadual continua buscando novos recursos federais para ampliar a frota elétrica e consolidar um modelo de transporte público mais sustentável e moderno no Espírito Santo.





