Um forte temporal atingiu diversas cidades da Grande Vitória entre o final da tarde e início da noite desta quinta-feira (10), provocando transtornos, destruição e susto entre moradores. As áreas mais impactadas foram os bairros de Nova Almeida, no município da Serra, e Praia Grande, em Fundão, onde há registros de ventania intensa, granizo e danos em várias residências e comércios. Apesar de estarem em cidades diferentes, os dois bairros são vizinhos próximos e estão na faixa litorânea.
VEJA AS IMAGENS ACIMA.
Nas redes sociais, moradores compartilharam vídeos que mostram telhados arrancados, destroços de telhas que foram arremessadas pelas ruas e pessoas em desespero tentando se proteger durante a tempestade. Em várias vias, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido, e há relatos de ruas completamente às escuras.
No caso de Nova Almeida, a prefeitura da Serra informou a chuva provocou quedas de árvores e postes, alagamentos e destelhamentos de casas e equipamentos públicos na região de Nova Almeida, que foi o local mais afetado.
“O prefeito Weverson Meirelles, alem das equipes na Defesa Civil, Assistência Social, Serviços, Guarda Civil, DOT, EDP e Corpo de Bombeiros estão na região onde foi montado um centro de comando para acompanhar, avaliar a situação e realizar as intervenções necessárias na região”, explicou por nota enviada por volta de 22h desta quinta.
A Prefeitura da Serra orienta a população a permanecer em locais seguros e, em caso de necessidade acionar a Defesa Civil pelo telefone (27)99938-9500.
ASSISTA A VÍDEOS FEITOS NA REGIÃO DE NOVA ALMEIDA E PRAIA GRANDE:
“FENÔMENO NUNCA VISTO”
“Foi um susto enorme. O vento parecia que ia arrancar tudo. Não deu tempo de fazer nada, só tentar se esconder”, relatou uma moradora de Praia Grande em publicação nas redes.
Ainda na noite desta quinta, o prefeito de Fundão, Eleazar Lopes, e o coordenador da Defesa Civil municipal da cidade, informaram que a área de Praia Grande era realmente a mais atingida. “É um fenômeno que nunca foi visto no nosso balneário. Casas ficaram destelhadas, galhos em cima de fios de alta tensão. Precisamos de ajuda de quem puder. A região também enfrenta falta de eletricidade, o que dificulta os trabalhos”, declarou.
A Defesa Civil garantiu que desde o início da manhã desta sexta-feira (11), uma força-tarefa será feita na região de Praia Grande para avaliar os principais problemas e elaborar a ajuda necessária.
As causas do temporal ainda não foram avaliadas pelos órgãos competentes, mas o vídeo abaixo é dos que mais chamou atenção da região e pelas redes sociais. Nele é possível ver uma nuvem em forma de funil e muitas pessoas acabaram atribuindo a isso a força dos ventos e da chuva nessa área entre Serra e Fundão. Lembrando que o vídeo também não chegou a ser citado diretamente pelas autoridades.
Acompanhe:
Além da destruição nas regiões limítrofes entre Serra e Fundão, a chuva também causou alagamentos em bairros de Vila Velha, como Itaparica, Vila Nova e Santos Dumont, onde motoristas enfrentaram dificuldades para passar pelas ruas tomadas por água.
Já em Cariacica, no bairro Porto de Santana, o desmoronamento de um grande muro mobilizou a atenção dos moradores e gerou preocupação com riscos estruturais. VEJA O VÍDEO:
A sequência de eventos levou susto e até medo a muitos moradores diante da intensidade dos ventos e da rápida formação da tempestade, que chegou com força e sem aviso imediato em algumas regiões.
Ainda não há informações oficiais sobre feridos ou desabrigados até o momento. Equipes de Defesa Civil das cidades com registros mais intensos da chuva foram acionadas em diferentes localidades e monitoram os danos.
Recomendações
As autoridades orientam que, em caso de necessidade, os moradores devem procurar abrigo em locais seguros e evitar transitar por áreas alagadas. Em situações de emergência, os telefones de contato são:
Defesa Civil – 199
Corpo de Bombeiros – 193