Um ano após a tragédia da enchente em Mimoso do Sul, que deixou 19 mortos, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) emitiram um alerta excepcional para chuvas intensas e tempestades com raios. O alerta abrange principalmente o Sul do estado, o Caparaó e a região Serrana.
Segundo meteorologistas do Simepar, a previsão para o período de quarta-feira (19) até terça-feira (26) indica condições favoráveis a chuvas intensas no Espírito Santo, com precipitações que podem atingir até 100 mm, valor esperado para o mês inteiro. Eles explicaram que a formação de sistemas de deslocamento de energia provocará chuvas localizadas, seguidas de evaporação e retroalimentação das nuvens, o que pode resultar em enxurradas e alagamentos.
Cidades localizadas nas divisas do estado com Minas Gerais e Rio de Janeiro devem ser as mais afetadas nas próximas 24h ou 48h, com possibilidade de até 70 mm de precipitação de forma torrencial e com distribuição localizada, o que aumenta o grau de severidade das chuvas.
Agerh monitora vazões
A Agerh (Agência Estadual de Recursos Hídricos) está monitorando as vazões dos cursos de água e permanece em alerta para possíveis riscos. A agência está pronta para intervir em caso de necessidade de ações emergenciais.
Como se cadastrar para receber alertas
Para se proteger, os moradores das áreas afetadas podem se cadastrar para receber alertas via SMS enviando o número do CEP para 40199. Também é possível cadastrar-se pelo WhatsApp, enviando “oi” para o número 61 2034-4611, salvando-o como Defesa Civil em seus contatos.
Recomendações
O governo estadual está focado na prevenção e já emitiu alertas para as regiões mais afetadas. Equipes treinadas, com equipamentos adequados, estão prontas para agir em situações emergenciais.
Em caso de sinais como estalos na estrutura de edificações, afundamento na rua ou movimento de massa, é fundamental que os moradores saiam das áreas de risco.
Os moradores devem também vigiar o nível dos rios e, em caso de fortes chuvas, entrar em contato com a Defesa Civil Municipal. O número da Defesa Civil geral é 199.