Tartaruga-gigante faz visita rara à Praia de Jacaraípe

Especialistas disseram que, possivelmente, o animal chegou à praia para desova

Por Redação
Tartaruga gigante em visita rara à praia de Jacaraípe/PMES

Uma tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), considerada a maior espécie de tartaruga marinha do mundo e gravemente ameaçada de extinção, foi avistada por moradores na faixa de areia da Praia de Jacaraípe na manhã dessa terça-feira (8). Com  1,55 metros de comprimento por 1,22 metros de largura de casco, o animal chamou a atenção de banhistas e populares, que acionaram a Polícia Militar Ambiental.

Animal foi protegido por policiais e estudado por especialistas/PMES

A ocorrência, considerada rara e de grande importância ambiental, mobilizou a equipe da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), no litoral do município da Serra. A guarnição policial chegou ao local e encontrou uma aglomeração de pessoas ao redor da tartaruga, o que poderia comprometer o bem-estar do animal.

Conforme noticiou a equipe do BPMA, em conjunto com profissionais do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), foi realizado o isolamento da área e garantida a proteção da tartaruga, que, segundo os especialistas, “possivelmente buscava um local seguro para realizar sua desova – um evento extremamente raro no litoral brasileiro”.

As equipes adotaram protocolos específicos para evitar o estresse do animal, além de orientar a população sobre a importância de manter distância e evitar o uso de flash fotográfico ou barulhos excessivos, que podem interferir no comportamento natural da espécie.

Tartaruga pode ter escolhido praia para desovar, acreditam especialistas/PMES

“A tartaruga-de-couro tem distribuição global, mas registra pouquíssimos pontos de desova no Brasil, o que torna ocorrências como esta ainda mais significativas para a ciência e para os esforços de conservação da fauna marinha. A Polícia Ambiental reforça que casos como esse evidenciam a importância da participação ativa da sociedade e das instituições na preservação da biodiversidade”, registra a Polícia Ambiental.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.