Uma cobra conhecida popularmente como jararacuçu-do-brejo foi encontrada no quintal de uma casa no bairro Esplanada, em Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo, nesta segunda-feira (12). O animal estava próximo a um brinquedo de uma criança de 1 ano e 8 meses.
Segundo a mãe da criança, ela foi até o quintal para pegar o brinquedo quando se deparou com a cobra. De acordo com ela, ao notar a aproximação, o animal chegou a tentar dar um bote. Assustada, a família acionou a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para fazer a remoção do bicho.
Uma equipe do órgão foi até o local e realizou a captura segura da cobra. Após o resgate, ela foi devolvida ao habitat natural, em uma área de mata no distrito de Floresta do Sul.
A jararacuçu-do-brejo não é uma cobra venenosa (não peçonhenta), sendo inofensiva para humanos, porém é considerada agressiva pode tentar se defender com botes e movimentos rápidos ao se sentir ameaçada.
Imagens: Henrique Brook
Alerta aos moradores
De acordo com a bióloga Ana Carolina Cordeiro, situações como essa têm se tornado cada vez mais comuns no município, especialmente em áreas próximas a matas, terrenos baldios e regiões de expansão urbana.
“Ao encontrar um animal silvestre, principalmente se for peçonhento, a orientação é manter distância, não tentar capturá-lo por conta própria e acionar imediatamente os órgãos competentes. Muitas vezes, esses animais estão apenas em deslocamento ou em busca de abrigo”, explicou.
A especialista destacou ainda que mudanças ambientais contribuem para o aumento desses registros. “O desmatamento, as queimadas e a expansão urbana forçam esses animais a buscarem novos espaços, o que aumenta o número de ocorrências em áreas residenciais. A conscientização da população é fundamental para evitar acidentes e preservar a fauna”, completou.
Como acionar o resgate
Em Pedro Canário, tanto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente quanto a Defesa Civil realizam o recolhimento seguro de animais silvestres, incluindo espécies peçonhentas como cobras, escorpiões e aranhas.
📞 Contato do Meio Ambiente: (27) 3764-3624
📞 Defesa Civil: 199
Orientações à população
Ao se deparar com animais silvestres em áreas urbanas ou residenciais, a recomendação é:
-
Manter distância
-
Evitar qualquer tentativa de captura ou agressão
-
Acionar imediatamente os órgãos responsáveis





