Três pessoas foram detidas furtando fios no final da tarde desta segunda-feira (11), em Goiabeiras, Vitória. O crime foi flagrado por agentes da Central de Monitoramento da Guarda Municipal. Um dos detidos estava foragido da Justiça.
Operadores da Central de Monitoramento visualizaram o furto próximo a um ponto de ônibus da Avenida Fernando Ferrari. A cena chamou atenção: um homem e uma mulher fingiam conversar enquanto davam cobertura para o comparsa invadir um terreno cercado e furtar fios.
“Nas imagens ele arremessa na calçada o rolo que fez com os fios furtados. Logo, a mulher rapidamente se abaixa e passa a colocar os fios dentro da mochila que carregava”, detalhou o inspetor Subtil, do Setorial da Gerência de Operações e Fiscalizações do Trânsito (Goft).
A equipe atuava na manutenção do fluxo de veículos no trânsito quando recebeu o chamado da Central de Monitoramento. “Com as características dos indivíduos e o ponto onde foram vistos, logo os encontramos poucos metros à frente do ponto do furto. Para nossa surpresa, além dos fios furtados, descobrimos que um deles era foragido”, contou Subtil.
O suspeito, de 41 anos, possuía mandado de prisão em aberto desde setembro de 2023. Ele foi condenado a dois anos e dois meses pelo crime de furto qualificado e já tinha passagens por roubo, lesão corporal e violência contra mulher. O comparsa dele, de 29 anos, já havia sido detido por violência doméstica e ameaça.
Na mochila da mulher foram encontrados 300 metros de fios. Os detidos de 41, 29 e 26 anos foram levados para a Delegacia Regional de Vitória, assim como o material apreendido.
A orientação da Guarda de Vitória é sempre que um cidadão ver esse tipo de delito ou suspeita, entre em contato com o Ciodes-190 para que a Guarda de Vitória ou demais forças de segurança possam enviar equipes.