SUS no ES lança serviço no WhatsApp para confirmar consultas

Objetivo é reduzir filas e melhorar o acesso da população

Por Redação
Foto: Divulgação

A partir de agora, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do Espírito Santo poderão confirmar ou desmarcar consultas e exames diretamente pelo WhatsApp, no número oficial do Governo do Estado: (27) 3636-1236.

A novidade, anunciada pela Secretaria da Saúde (Sesa), tem como objetivo reduzir filas, melhorar o acesso da população e evitar desperdício de recursos públicos causado pelo absenteísmo — quando o paciente não comparece ao atendimento marcado.

Como vai funcionar

Os pacientes receberão uma mensagem no WhatsApp, enviada em nome da Sesa, pedindo a confirmação da consulta ou exame. Será necessário validar a identidade para prosseguir. Caso confirme a presença, o procedimento é mantido; se optar por desmarcar, o paciente será orientado a remarcar na unidade básica de saúde.

Se a pessoa que receber a mensagem não for o paciente, o sistema automaticamente interrompe o envio de novas notificações para aquele número.

Para que o serviço funcione corretamente, os telefones precisam estar atualizados no cadastro feito na unidade de saúde. Quem precisar corrigir informações pode acessar o site: integra.saude.es.gov.br

Primeira fase

Neste primeiro momento, a ferramenta será usada para confirmações de consultas de Oftalmologia Adulto, em Vila Velha, e de Ginecologia Colposcopia, em Cariacica. A expectativa é que, em breve, o serviço seja expandido para todas as especialidades médicas e regiões do Estado.

Além disso, a Sesa planeja ampliar as funções do canal digital, permitindo futuramente que pacientes solicitem medicamentos nas Farmácias Cidadãs, recebam informações sobre vacinação e acessem conteúdos de prevenção e promoção à saúde.

O que diz a Sesa

Segundo o secretário da Saúde, Tyago Hoffmann, cerca de 30% das consultas e exames do SUS capixaba não são realizados por falta dos pacientes.  “O Conecta Espírito Santo vai permitir a comunicação direta da Sesa com a sociedade e uma gestão de saúde mais eficiente, para reduzirmos o absenteísmo. Em breve, a Sesa vai ampliar os serviços digitais para facilitar a vida das pessoas”, afirmou.

O gerente de Tecnologia da Informação da secretaria, Márcio Merçon, destacou que o sistema é seguro. “Criamos um chatbot para WhatsApp que simula conversas de texto, com perguntas e respostas. É um processo seguro e que respeita os dados e a privacidade dos pacientes. A todo tempo, estaremos avaliando os fluxos para ajustar a ferramenta”, disse.

Projeto Conecta Espírito Santo

O recurso faz parte do Projeto Conecta Espírito Santo, realizado em parceria com o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE). A proposta é modernizar os serviços digitais do SUS no Estado e aproximar os pacientes da rede pública de saúde.

Veja como funciona:

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.