Sociedade de Geriatria faz alerta aos idosos, cuidadores e instituições com relação ao coronavírus

Por Redação

Nesta segunda-feira, 16 de março, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia divulgou nota se posicionando sobre o coronavírus. A nota faz um alerta para que os idosos, idade acima dos 60anos, especialmente portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, doenças do coração, pulmão e rins, doenças neurológicas , em tratamento para câncer, portadores de imunossupressão entre outras, e aqueles com mais de 80 anos e portadores de síndrome de fragilidade, adotem medidas de restrição de contato social. Assim, devem evitar aglomerações ou viagens, o contato com pessoas que retornaram recentemente de viagens internacionais e contatos íntimos com crianças. O atendimento ás pessoas idosas deve ser preferencialmente em domicilio evitando-se a exposição coletiva em serviços.

A Sociedade pede aos cuidadores e profissionais de saúde que trabalham com idosos, que ao apresentarem sintomas de gripe, devem evitar contato com seus pacientes e se houver qualquer dúvida sobre o contagio devem diminuir os atendimentos.

Atenção

Idosos que vivem em instituições de longa permanência representam grupos de alto risco para complicações pelo vírus, uma vez em que tendem a ser mais frágeis. Para estes, devem se evitar visitas para reduzir o risco de transmissão, evitar e sair da instituição, evitar atividades em grupo e redobrar os cuidados com a higiene. Os profissionais de saúde que atendem a este público, devem ter excesso de cuidado nas medidas de higiene.

A nota conclui alertando toda população de que todas as medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contagio do Covid-19 são: “etiqueta respiratória”; higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, identificação e isolamento respiratório dos acometidos pelo vírus e uso de máscaras pelos profissionais de saúde.

E por fim orienta com relação à medicação desses pacientes. “Ainda não há comprovação científica de benefícios do uso de medicações retrovirais, cloroquina, interferon, vitamina C, usadas ano tratamento de pacientes com o coronavírus . Para a sociedade essas medidas não são indicadas. O uso de corticoide e ibuprofeno deve ser evitado”.

É preciso procurar ajuda médica caso surjam os seguintes sintomas:

* Febre
* Tosse
* Falta de ar.
* Alteração da sensação de cansaço para os esforços de rotina.
*. Confusão mental (especialmente para idosos)

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.