A Polícia Civil terá, a partir desta quinta-feira (19), totens de autoatendimento para o registro de ocorrências no sistema Delegacia On-line (DEON). O primeiro deles será instalado no Shopping Vitória, na Enseada do Suá.
No equipamento, os usuários poderão registrar diversos crimes, exceto homicídios, estupros, sequestros, e furtos ou roubos de veículos.
O objetivo do projeto, de acordo com a polícia, é facilitar o registro de boletins de ocorrência de forma prática e direta. Os totens estarão configurados para acesso exclusivo ao portal do Sistema Digital de Registro de Ocorrências (https://delegaciaonline.sesp.es.gov.br).
O totem permite o registro rápido de ocorrências simples, como extravio, perda ou roubo de documentos e crimes contra o patrimônio, sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia.
“O projeto visa democratizar o acesso, promover inclusão digital e facilitar a adesão aos serviços on-line da Polícia Civil, melhorando o atendimento ao cidadão e contribuindo para maior eficiência institucional”, afirmou o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda.
COMO FUNCIONA?
Segundo a polícia, para utilizar o serviço, é necessário ter mais de 18 anos e um e-mail válido.
A segurança física será garantida por um circuito interno de câmeras, com acesso restrito a pessoal autorizado para manutenção e operação.
“O totem contará com uma interface amigável e orientações claras, facilitando o uso por cidadãos de diferentes níveis de habilidade digital. A iniciativa também visa promover a inclusão digital e democratizar o acesso aos serviços on-line”, destaca a PC.