Setur apresenta na segunda-feira Projeto de Utilização do Espaço da Ferrovia Leopoldina

Por Bartolomeu Boeno

A Secretaria de Estado do Turismo apresentará na segunda-feira (20) o Projeto Conceitual de Utilização do Espaço da Ferrovia Leopoldina. Desativada há anos, a ferrovia centenária que passa por 11 municípios capixabas sofre com o abandono, vandalismo e depredação. A intenção da Setur é transformar a Ferrovia Leopoldina em um atrativo turístico.

A Ferrovia Leopoldina tem extensão de 257 km e atravessa territórios de 11 municípios capixabas: Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul.

Trecho da ferrovia em Vargem Alta. /PMVA

Segundo a Setur-ES,  a ferrovia que tem sido alvo de preocupações devido ao estado de abandono em que se encontra. E,  atendendo às reivindicações dos municípios, que solicitaram a doação dessas
áreas, “foi desenvolvida uma nova proposta de reutilização deste importante espaço. O objetivo é transformar a Ferrovia Leopoldina em um atrativo turístico de destaque, resgatando sua rica história e proporcionando uma experiência única em meio à natureza”.

Trecho da ferrovia em Campo Grande, Cariacica. /PMC

A apresentação do projeto ocorrerá na próxima segunda-feira (20), das 10h às 11h, na Secretaria de Estado do Turismo, localizada na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 705, Forte São João, Vitória – ES. Durante o evento, serão detalhadas as etapas do projeto, os benefícios esperados para as comunidades locais e o potencial turístico que a revitalização da Ferrovia Leopoldina pode trazer para o Espírito Santo. O convite para a apresentação do projeto foi feito pelo secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, juntamente com o deputado Federal Gilson Daniel.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.