Serra pode restringir veículos pesados em nova avenida

Medida prevê limitar caminhões nos horários de pico para diminuir congestionamentos na região

Por ES360
Região da BR-101 foi municipalizada e se transformou na Avenida Mestre Álvaro. Foto: Danielli Saquetto

A discussão para a restrição de veículos pesados na nova Avenida Mestre Álvaro já começou na Serra. A medida foi detalhada pelo prefeito Weverson Meireles durante entrevista ao programa Microfone Aberto, da Rádio Massa.

Segundo ele, a proposta busca reduzir congestionamentos e melhorar a segurança viária no trecho urbano da antiga BR-101. A restrição deve valer nos horários de pico, entre 6h às 9h e 17h às 19h. Nesse intervalo, caminhões com mais de 23 toneladas não poderão transitar entre o Terminal de Laranjeiras e Carapina.

O prefeito contou que ocorreu uma reunião com o setor produtivo da cidade, grandes empresas de logísticas e indústrias, para debater sobre a restrição.

“Precisamos, de fato, tomar essas decisões de maneira harmônica, para que nós possamos melhorar a qualidade de vida da nossa população e manter o setor produtivo numa cidade segura para investir”, lembrou.

No entanto, mesmo com as restrições, os veículos ainda poderão transitar pela cidade nesses horários em rotas alternativas. O Contono do Mestre Álvaro, que conecta a Serra a outras regiões, é uma saída para os motoristas.

Semáforos sincronizados

Outro destaque feito pelo prefeito na entrevista foi a sincronização dos semáforos da Avenida Mestre Álvaro. A modernização do sistema já está sendo realizada para melhorar a segurança para quem transita na região.

“Hoje já temos um volume, uma quantidade considerável de semáforos sincronizados na BR, desde segunda-feira. Quem transitou na Avenida Mestre Álvaro ontem ou vai usar hoje durante o dia, já vai perceber o sincronismo semafórico”, contou.

Municipalização da BR-101

As mudanças só foram possíveis após a municipalização do trecho urbano da BR-101. Com a transferência da gestão para o município, a Serra passou a ter autonomia para planejar intervenções de mobilidade urbana.

O trecho que vai do km 247,8 ao km 278,3 se transformou na Avenida Mestre Álvaro. A medida faz parte do contrato de concessão que também definiu a entrega do Contorno do Mestre Álvaro à Ecovias Capixaba.

A municipalização abre caminho para novas obras. Entre elas, estão corredores exclusivos de ônibus, ciclovias e requalificação completa da iluminação pública. Dessa forma, a prefeitura pretende alinhar mobilidade, segurança e desenvolvimento urbano.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.