A Secretaria da Justiça (Sejus) vai ampliar o uso de câmeras corporais no sistema prisional do Espírito Santo. Atualmente, de acordo com a secretaria, servidores das 37 unidades prisionais do Estado, incluindo a Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP) e Diretoria de Operações Táticas (DOT) da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), fazem uso de 70 equipamentos.
Segundo o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, durante um ano, foi possível avaliar a eficiência das câmeras, que permitem mais transparência na ação policial e legitimam a conduta do policial penal. A próxima fase será adquirir novos equipamentos.
“Avaliamos essa fase como muito positiva, já que a tecnologia legitima a ação policial e, consequentemente, favorece a redução de denúncias e reclamações sobre excessos cometidos. É uma ferramenta que veio para ficar e nossa meta é ampliar o uso com a aquisição de mais duas mil novas câmeras corporais ainda neste ano. Buscamos uma solução ainda melhor que a atual, com melhor resolução de imagem e mais capacidade de armazenamento”, disse Rafael Pacheco.
As câmeras corporais utilizadas atualmente têm memória interna de 32 gigas e localização por GPS, resolução de imagem de 2.0 megapixels, sensor de gravidade 3D e autonomia de até 100 horas de gravação de vídeo e áudio.