18 bairros de Vila Velha serão testados na segunda etapa do Inquérito Sorológico

Por Redação

A população de 18 bairros de Vila Velha volta a ser testada nesta quarta-feira (27) até sexta-feira (29) para detecção de anticorpos do novo coronavírus (Covid-19). Esta é a segunda fase do Inquérito Sorológico organizado pelo Governo do Estado em parceria com o município que montou 23 equipes para realização do serviço em domicílios.

Os trabalhos ocorrem nos seguintes bairros: Glória, Olaria, Praia da Costa, Itapuã, Centro de Vila Velha, Praia de Itaparica, Soteco, Coqueiral de Itaparica, Garoto, Santa Mônica, Vila Garrido, Vila Batista, Vale Encantado, Cobilândia, Jardim Marilândia, Ibes, Riviera da Barra e São Torquato.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que as equipes estão devidamente identificadas com crachás e usarão equipamentos de proteção individual (EPI). Elas foram muito bem recebidas pelos residentes na primeira etapa, porém em algumas regiões constatou-se resistências de moradores que não aceitaram participar do inquérito sorológico.

“Todas as 23 equipes estão empenhadas em fazer um excelente trabalho no município de Vila Velha neste Inquérito Sorológico, que servirá de auxílio e definição de ações na Política Pública de saúde coletiva no enfrentamento ao COVID-19, em contrapartida precisamos da participação dos munícipes recebendo as equipes dos profissionais em suas residências, informa a Semsa”, ressalta a coordenadora geral do Inquérito Sorológico no município, Renata Kabyelle da Silva Correia Oliveira.

Para dúvidas sobre a identificação do técnico da saúde, deve ligar para o 162 e conferir rapidamente se o agente em que está na porta da sua residência faz parte da Secretaria da Saúde, pois haverá uma relação de nome dos funcionários para garantir uma maior segurança. A partir daí será possível realização da testagem.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o Inquérito Sorológico acontecerá em Vila Velha em quatro etapas, a cada 15 dias.

Inquérito Sorológico

Para a testagem, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo realizou um sorteio do morador que responderá o questionário aplicado pelos pesquisadores. O sorteio faz parte da metodologia do estudo que irá garantir um resultado mais próximo do real.

A coleta é feita de duas gotas de sangue do morador sorteado para um teste rápido. O resultado fica pronto entre 15 a 20 minutos. O teste vai verificar se essa pessoa já entrou ou não em contato com o coronavírus.

Caso o paciente sorteado seja positivo, os outros moradores do imóvel serão testados. Apenas a pessoa que fará o teste rápido será entrevistada. Se a equipe de saúde encontrar residentes com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para o atendimento em unidade que seja referência para a doença.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.