As obras de requalificação urbana na área do Sítio Histórico Porto de São Mateus seguem também em ruas de acesso ao espaço histórico. Além dos trabalhos já iniciados de terraplanagem e substituição de solo para instalação do novo piso na Praça do Chafariz, também começaram as obras de pavimentação e drenagem na Ladeira São Gonçalo.
O projeto inclui pavimentação de várias ruas no Sítio Histórico e no entorno, drenagem, desenhos das calçadas e travessias de pedestres, melhorias nas escadarias, melhorias na iluminação e definição de mobiliário urbano. Segundo a Prefeitura de São Mateus, as obras, desenvolvidas com investimento de quase R$ 10 milhões do Governo do Estado, têm o objetivo de melhorar as condições gerais de mobilidade nas vias locais.
O Setor de Engenharia Geral da Secretaria Municipal de Obras informou que já está sendo retirada a pavimentação atual da Ladeira São Gonçalo, que receberá terraplanagem, tubulações para drenagem, nova pavimentação e calçadas, bem como nova iluminação.
Artefatos
Ainda segundo destaca a Prefeitura, as obras são supervisionadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), considerando que, “as obras de revitalização revelaram que o Porto não tem apenas importância histórica, mas também é arqueologicamente relevante”.
Numa área específica, dentro do perímetro das intervenções, foram encontrados artefatos comprovadamente datados do século XIX e materiais ainda mais antigos, que estão sendo analisados em laboratório para precisar a que período pertencem. Nesta área, que foi delimitada e protegida, estão sendo realizados estudos arqueológicos, que avançam paralelamente aos demais trabalhos, informou a Prefeitura.