Segue aberta até o próximo dia 11 a Consulta Pública lançada pela Prefeitura de Aracurz referente à proposta de criação do Corredor de Biodiversidade de Aracruz. O processo é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam).
Segundo a Prefeitura, o projeto busca fortalecer o patrimônio da biodiversidade do município e do Espírito Santo, no sentido da proteção ambiental e priorizar a criação de conexão entre áreas de vegetação nativa e espaços já preservados por lei e em Unidades de Conservação.
“Para que a biodiversidade seja protegida, é fundamental que espaços verdes sejam criados entre áreas já protegidas. Essas ligações permitem e fortalecem o fluxo gênico entre os fragmentos de vegetação. A circulação livre da fauna nativa, seja para se deslocar, buscar alimento ou dispersar sementes, é fundamental para manter a diversidade das espécies e garantir a saúde de ecossistemas importantes, como a Mata Atlântica, os manguezais e a região costeira”, destacou Aladim Cerqueira, secretário da Semam.
Diz ainda o secretário que, com o Corredor de Biodiversidade, Aracruz ganha um grande impulso para o desenvolvimento sustentável. “A biodiversidade é um patrimônio cada vez mais reconhecido também por sua importância econômica em atividades que respeitam o meio ambiente, como turismo ecológico e científico, observação da natureza e ações de ciência cidadã, tudo dentro dos conceitos de Economia Verde e Economia Azul”.
Destaca a Prefeitura ainda que o projeto também valoriza as comunidades locais, incluindo as aldeias indígenas, ribeirinhos e pescadores ao unir preservação da natureza, cultura e qualidade de vida. “Assim, Aracruz avança para se tornar uma referência em sustentabilidade”, afirma.





