Para proteger os beneficiários que buscam o pagamento do auxílio emergencial do Governo Federal e a população que precisa ir ao centro de comércio, evitando, assim, a disseminação do Coronavírus, a Prefeitura de São Mateus adotou uma série de medidas, entre as quais, a instalação de uma barreira sanitária no Centro.
A partir de segunda-feira (4) começa a funcionar na Avenida Jones do Santos Neves, nas imediações da Caixa Econômica (onde o auxílio emergencial está sendo pago) uma barreira sanitária, onde equipes da Secretaria Municipal de Saúde medirão a temperatura das pessoas, distribuirão máscaras e promoverão higienização com álcool em gel. A Guarda Municipal também estará no local para evitar aglomeração, orientando sobre a distância segura entre as pessoas.
Estão sendo instaladas tendas e separadores de público. Além de abrigar as equipes da Prefeitura, o equipamento protegerá a população da chuva e do sol. Uma ambulância também ficará de plantão durante o horário de expediente. A ação está prevista para durar seis dias.
COMÉRCIO PODE FECHAR DE NOVO
De acordo com o Mapa de Gestão de Risco da Secretaria Estadual de Saúde, como já se registraram 24 casos confirmados de Coronavírus, São Mateus é qualificado agora como grupo de Risco Moderado, e não mais Leve. Se atingir a cota de 35 casos confirmados será Risco Alto e serão adotadas medidas sociais e comerciais mais severas, como determinação – e não recomendação – de isolamento social e fechamento do comércio, com aplicação de multas.
Portanto, segundo adverte a Prefeitura, “é necessário a colaboração de todos, principalmente dos comerciantes, que devem respeitar as regras de higienização, limite de atendimento por clientes e medidas para evitar aglomeração de pessoas”.
DESINFECÇÃO
O Município também está intensificando a desinfecção de locais públicos com hipoclorito de sódio diluído em água. Além do centro de comércio, estão sendo higienizadas as áreas externas do Mercado Municipal, da Caixa Econômica Federal, do Hospital Maternidade, do Lar dos Velhinhos, pontos de ônibus, entre outros.
PRESERVAÇÃO DA VIDA
“Essa é mais uma ação preventiva do Município, que vem tomando medidas objetivas para combater o Coronavírus em São Mateus. A preocupação maior da Administração Municipal é a preservação da vida humana”, justifica a Prefeitura.