Santa Maria de Jetibá: PCH Rio Bonito inicia testes sonoros do sistema de alerta da barragem

Por Rodrigo Gonçalves

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Santa Maria de Jetibá emitiu comunicado na última sexta-feira (9) que, em parceria com o Statkraft, grupo detentor do direito de exploração PCH Rio Bonito,  iniciará testes sonoros (sirenes) do sistema de alerta da barragem.

O objetivo do sistema é, caso seja necessário em uma situação de emergência, comunicar a população de forma rápida, eficaz e segura, para que se direcione aos pontos de encontro, localizados fora da mancha hipotética de inundação.

Equipamento emitirá alerta sonoro

Nas próximas semanas, em conformidade com a Lei 14.066/2020, que trata da  Segurança de Barragens, serão iniciados os testes operacionais do Sistema de Alerta Sonoro (sirenes), que está sendo implementado pela empresa Statkraft.

Segundo o comunicado, os alertas consistirão em testes sonoros curtos de poucos segundos, mas em volume alto. A população não precisará se preocupar, tampouco tomar nenhuma ação durante essa etapa de testes. “A Statkraft mantém diálogo aberto e frequente com a Defesa Civil de Santa Maria de Jetibá e segue os mais altos padrões de segurança. Destaca-se, por fim, que o barramento da PCH Rio Bonito se apresenta em perfeitas condições de operação e manutenção”, assegura a nota, adiantando que, a população receberá, em breve, mais informações sobre as demais etapas da implantação do Sistema de Alerta e será informada quando o projeto estiver totalmente apto para uso.

 

 

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.