A partir do próximo mês, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) estará disponível em mais 10 municípios do Espírito Santo.
Em parceria com o Corpo de Bombeiros, o Samu 192 irá atender todas as cidades que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde Polinorte: Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Fundão, Santa Teresa, São Roque do Canaã e Santa Leopoldina.
“Estamos reforçando os investimentos na área de saúde para melhorar a qualidade de vida da população que vive aqui. O Samu é uma estrutura permanente que ficará de legado para Linhares e ainda será reforçada durante operações estratégicas e vai agilizar os atendimentos de urgência e emergência em todo o Município, em sua sede e também no interior”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
O Samu poderá ser acionado por telefone, através da central 192. Em Linhares, serão três ambulâncias – duas de Suporte Básico de Vida e uma Unidade de Suporte Avançado (UTI móvel). “O serviço presta o atendimento pré-hospitalar dos casos de urgência e emergência para manter o paciente estável até a chegada a um hospital ou serviço de referência, no caso do município de Linhares, o HGL e o Hospital Rio Doce”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.
O Hospital Geral de Linhares (HGL) será a principal referência para o atendimento do Samu em Linhares. A unidade hospitalar tem o maior pronto socorro da região e conta com 102 leitos gerais, sendo que destes 28 são leitos de UTI. “Esperamos que com a agilidade do Samu o paciente chegue em melhores condições no hospital, o que diminui os riscos de agravamento do quadro clínico do paciente”, salientou a diretora geral do HGL, Maria Bernadeth Braz.
O serviço faz parte de um projeto regional, que será implantado em todos os demais municípios do Espírito Santo e que hoje não possuem a cobertura do Samu.
CONSÓRCIO – A implantação do Samu é uma prova de que quando as três esferas administrativas trabalham em conjunto, o maior beneficiado é o cidadão. “Desde 2017 estamos pleiteando o Samu para Linhares e região. E agora com os recursos dos governos federal e estadual, além da participação dos municípios da região, o serviço está implantado”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
CENTRAL – O call center do Samu funcionará 24 horas por dia e contará com uma equipe treinada para fazer a triagem das ligações, captar as informações do solicitante e encaminhar uma ambulância para o local da emergência. O número é o 192.
Fonte: Prefeitura de Linhares