Salvavix: Curva da Jurema recebe competição de guarda-vidas

Evento reuniu salva-vidas de várias regiões do Estado

Por Redação
4º SALVAVIX alerta para a prevenção de afogamentos no verão/PMV

A 4ª edição do Salvavix, torneio esportivo que reuniu guarda-vidas de todo o estado, movimentou a praia da Curva da Jurema nesse sábado,28. O evento foi comemorativo ao Dia Nacional do Guarda-Vidas  e visa, além da comemoração, a chamar a atenção para a prevenção de afogamentos no verão, época em que o movimento nas praias aumenta significativamente. O evento contou com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar ES.

A programação contou com disputas em diferentes modalidades  para profissionais do salvamento aquático, como: Resgate Completo com Vítima consciente, Remada com Pranchão (distância 300 metros),  Aquatlon – 200 mts de corrida, Corrida por nadadeira (padrão sobrasa) e Pontos de Guarda-Vidas.

Ednardo Rocha Dalmácio é coordenador do Grupamento de Salvamento Marítimo de Vitória (Salvamar) e afirma que o dia foi muito importante para dar visibilidade à prevenção de afogamentos. “O Salvavix é uma competição de salvamento aquático com quatro modalidades: resgate completo, aquatlon, remada de pranchão e corrida por nadadeira. O intuito é atentar os olhos à prevenção aos afogamentos”, afirma.

O Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar) realiza ações para a prevenção de acidentes no mar e de busca e resgate de afogados. O serviço é gerenciado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu). “É uma alegria estar aqui neste dia 28 de dezembro, Dia do Salva-Vidas. O trabalho que estes profissionais executam é fundamental e muito bem desempenhado em Vitória”, afirma Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana.

Guarda-vidas reforçam vigilância nas praias/PMV

A professora Sara Marques, coordenadora de Programas Esportivos e Lazer de Vitória, completa. “Por meio da parceria com a Semsu, podemos levar a todos os alunos das atividades aquáticas, como natação, hidroginástica e o Praia Acessível, segurança, respeito, responsabilidade e amor”. Disse ainda que a ação  foi um importante momento para celebrar a atuação dos profissionais que são responsáveis pela proteção e resgate de pessoas que se encontram em situações de perigo no mar, piscinas, rios e até mesmo em áreas secas próximas a esses locais.

. Em Vitória, os guarda-vidas estão distribuídos em duplas em 16 pontos-base. Além do atendimento de resgates, o Salvamar também realiza orientação e monitoramento de banhistas para evitar afogamentos, atendimento de crianças e idosos perdidos e ações educativas de limpeza e preservação das praias.

Os guarda-vidas da Capital também são responsáveis pela segurança na água durante eventos aquáticos. O horário de atendimento é das 7h às 19h. O serviço conta com um quadriciclo e dois barcos infláveis para monitorar o tráfego de embarcações, principalmente nos finais de semana. A orientação aos banhistas é que, sempre que for à praia, fique próximo a um ponto-base do Salvamar.

Atualmente, o Salvamar é formado por 56 guardas-vidas que passam por treinamento e atualizações anualmente. A instrução é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar, assim como o curso de formação de novos guarda-vidas para aumentar o quadro no verão. A seleção é realizada uma vez por ano para atender a alta temporada (verão e período de férias), quando o efetivo chega ao total de 90 homens e mulheres.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.