A Secretaria de Estado da Saúde passou a informar o bairro onde residem os pacientes que foram diagnosticados com a covid-19. Os dados serão divulgados diariamente no site criado pelo governo do estado para alertar e tirar dúvidas da população sobre a doença.
Até o boletim mais recente, divulgado neste domingo (12), o Espírito Santo tem 430 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19), além de 14 óbitos. Dos casos confirmados, 41 pacientes já estão curados, 308 estão em isolamento residencial e 67 estão internados, sendo 44 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Veja também: Espírito Santo registra cinco novas mortes pelo novo coronavírus; total chega a 14
Na última semana, o governador Renato Casagrande chegou a declarar que era a favor da divulgação do bairro dos pacientes que testaram positivo para a covid-19, como medida de conscientização dos capixabas.
O Estado já registra casos de transmissão comunitária da doença, ou seja, quando não há como identificar a origem da contaminação. Por isso, toda a população deve redobrar os cuidados de prevenção há doença covid-19, provocada pelo novo coronavírus.
Ainda não há vacina ou tratamento específico para a doença. Drogas como a hidroxicloroquina ou cloroquina ainda não demonstraram comprovação científica que justifique seu uso como parte do protocolo de tratamento de pacientes com covid-19. Segundo autoridades mundiais de saúde, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e órgãos governamentais de diversos países, o isolamento e o distanciamento social e a adoção de cuidados mais rígidos com a higiene – como lavar as mãos e o uso de máscara – ainda são as formas que se demonstraram mais eficazes no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.