A chuva forte e insistente dos últimos dias elevou os níveis do Rio Doce, no Norte do Espírito Santo, e do Rio Itapemirim, que corta o Sul do Estado, fazendo com que diversas famílias precisassem sair de suas casas.
No distrito de Pacotuba, no Sul capixaba, 167 pessoas foram retiradas de suas casas, nesta quinta-feira (9), devido à enchente e estão sendo acolhidas no ginásio da comunidade. Segundo a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, desde a madrugada, a Defesa Civil Municipal está atuando nas ocorrências.
“Estamos trabalhando para minimizar os danos causados pela enchente e garantir que as famílias tenham o suporte necessário neste momento crítico”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Daróz.
“O Rio Itapemirim está acima do nível normal, e o alerta para transbordamentos em outros pontos da cidade segue ativo. Pedimos que os moradores de áreas ribeirinhas fiquem atentos e acionem a Defesa Civil em caso de necessidade”, completou o coordenador.
>> VEJA TAMBÉM: Vitória arrecada doações para cidades afetadas por chuvas
Em Cachoeiro, no início da tarde desta quinta-feira (09), garagens de prédios do Centro da cidade ficaram alagados por conta da elevação do Rio Itapemirim. No Shopping Cachoeiro, a água chegou nas escadarias do centro comercial.
A Defesa Civil Municipal de Cachoeiro pode ser acionada 24 horas pelos números (28) 98814-3497, 193 ou 190.
Rio Doce ultrapassa cota de inundação em Linhares
O nível do Rio Doce atingiu 3,69 metros na manhã desta quinta-feira (9), ultrapassando a cota de inundação que é de 3,45 metros, de acordo com a última medição realizada pela Defesa Civil Municipal de Linhares.
Até o momento, no bairro Olaria uma família (com 7 pessoas) foi levada para a Casa de Acolhida da Prefeitura de Linhares, onde recebe assistência das equipes do Município, e outra família (com 4 pessoas), foi para a casa de parentes.
De acordo com a prefeitura, caso haja necessidade, as famílias também serão deslocadas para o ginásio do bairro Conjunto Juparanã onde serão acolhidas pelas equipes de Assistência Social.
“A previsão é que o rio suba um pouco mais nas próximas horas, e logo após, que o nível comece a se estabilizar.”, afirmou o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Eduardo Costa Negro.
Em caso de emergências, os moradores de Linhares devem acionar a Defesa Civil no telefone do órgão: 27 98115 0511. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e pelo 193 do Corpo de Bombeiros.