Rio Bananal: criança morre após casa desabar durante chuvas

A residência que desabou ficava na região da Lagoa Jesuína. De acordo com Defesa Civil, dois adultos que estavam no imóvel foram resgatados com vida

Por Redação
Foto: Prefeitura Municipal de Rio Bananal

Uma criança morreu após o desabamento de uma casa durante o temporal que atingiu Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo, na madrugada desta quarta-feira (21). O município foi o que registrou o maior volume de chuva no estado nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil estadual.

A vítima é um menino de aproximadamente 10 anos. As equipes ainda estão trabalhando no local para retirar o corpo da criança dos escombros.

A residência que desabou ficava na região da Lagoa Jesuína. De acordo com Defesa Civil, dois adultos que estavam no imóvel foram resgatados com vida. A criança ficou desaparecida entre os escombros e foi encontrada por volta das 9h desta quarta. As buscas mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e do Centro de Resposta em Desastres (Cerd).

Em conversa com a imprensa, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, lamentou a morte do menino e fez um alerta:

“É importante que a comunidade entenda e não insista em ficar nas suas residências depois que os alertas e os alarmes sejam dados. Eu peço que as comunidades façam esse deslocamento para os abrigos procurem as defesas civis. Uma hora a chuva vai passar e aí a gente retorna a vida normal”, afirma o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira.

Mais de 300mm de chuva

De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil Estadual, Rio Bananal acumulou 339 milímetros de chuva em apenas 24 horas — volume muito superior à média esperada para todo o mês, que gira em torno de 200 milímetros. O excesso de chuva provocou transtornos em diferentes pontos da cidade.

Em nota, a Prefeitura de Rio Bananal informou que está totalmente mobilizada, com equipes e maquinários de prontidão para atender a população. “As equipes estão em alerta, preparadas para agir rapidamente em qualquer ocorrência”, diz o comunicado.

Estado segue em alerta de chuvas intensas

Outros municípios do Norte do estado também foram fortemente impactados. Em Linhares, onde o acumulado ultrapassou 320 milímetros nas últimas 24 horas, ruas de diversos bairros ficaram alagadas, dificultando o trânsito e a circulação de moradores.

Na manhã desta quarta-feira (21), um novo alerta por SMS foi enviado para todo o Espírito Santo, informando sobre a permanência das condições de chuva ao longo do dia.

Maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas (até 9h):

  • Rio Bananal: 339 mm

  • Linhares: 323 mm

  • Sooretama: 191 mm

  • Aracruz: 176 mm

  • Ibitirama: 165 mm

  • Afonso Cláudio: 130 mm

  • Santa Maria de Jetibá: 118 mm

  • Divino de São Lourenço: 109 mm

  • Boa Esperança: 101 mm

  • Vila Velha: 100 mm

Nos demais municípios do Espírito Santo, os volumes registrados ficaram abaixo de 100 milímetros. A Defesa Civil orienta que a população evite áreas de risco, como encostas e margens de rios, e acione o telefone 199 em caso de emergência.

Saiba mais:

Alerta de chuva no ES: saiba como ativar avisos no celular

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.