A Cacau Show reinaugurou nesta quinta-feira (07) sua fábrica em Linhares, no Norte do Espírito Santo, um ano após o incêndio que devastou cinco das sete linhas de produção da empresa. O fogo no local começou na madrugada do dia 7 de novembro de 2023 e demorou 15 dias para ser totalmente controlado.
Alê Costa, CEO da Cacau Show, esteve no evento de reinauguração da fábrica nesta quinta e revelou que, segundo a perícia do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi acidental. O fogo teria sido causado pelo derramamento de uma das matérias-primas usadas na produção dos chocolates.
O impacto do incêndio na fábrica foi sentido por toda a região. A empresa, que emprega centenas de pessoas e tem forte influência no desenvolvimento econômico no município, viu sua produção interrompida e passou por um processo de reconstrução complexo.
“A chama destruiu parte da estrutura, mas não destruiu o mais importante: o nosso espírito. Nessa história de luta, nunca estivemos sozinhos. Ao nosso lado, parceiros, amigos e colaboradores se uniram para reerguer a fábrica, além da intervenção ágil do Corpo de Bombeiros. Juntos, redescobrimos o significado de superação e união”, comentou o CEO da empresa.
PRODUÇÃO EXCLUSIVA DE PANETTONES
No total, foram investidos na fábrica R$ 150 milhões para reconstrução e modernização do espaço. Agora, com a nova unidade, a Cacau Show anunciou uma linha de produção totalmente automatizada, que vai desde a fabricação da massa até a embalagem, com capacidade para produzir até 8 mil panettones por hora.
A expectativa é que para o Natal de 2024 sejam produzidos 12 milhões de panettones, que serão distribuídos para todo Brasil.
De acordo com Alê Costa, para equipar a nova fábrica, foram utilizados 80 contêineres vindos da Europa, além de 30 carretas de diversos estados do Brasil, transportando maquinários de última geração, como massadeiras italianas, fornos automáticos americanos e sistemas de empacotamento de classe mundial.
A fábrica também conta agora com uma área construída superior a 50 mil metros quadrados, opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, sendo peça central para as operações da empresa.
Além dos panettones, a unidade será responsável pela produção da linha de biscoitos da marca.
“A reinauguração da fábrica em Linhares reafirma o compromisso da Cacau Show com o desenvolvimento e fortalecimento da economia local, gerando aproximadamente 400 empregos fixos e mobilizando outros 220 postos de trabalho indiretos em períodos de alta demanda, como nas campanhas de Natal”, destaca a empresa.