Moradores da região metropolitana de Belo Horizonte relataram terem sentido fortes tremores de terra na noite segunda-feira (16) e madrugada desta terça (17). Os tremores foram sentidos em pontos de Esmeraldas, Ribeirão das Neves, Contagem, Betim e também na capital mineira.
Segundo o Centro de Sismologia da USP, às 22h12, o primeiro tremor foi registrado com epicentro em Contagem, na Grande BH, de magnitude 2.9 na escala Richter. Outro tremor foi registrado, na mesma cidade, com magnitude 2.5 na escala Richter.
Apesar da intensidade percebida por moradores, não houve registros de danos estruturais nem de vítimas, segundo informações do Corpo de Bombeiros e das Defesas Civis de Contagem e Betim. Câmeras de seguranças registraram o tremor.
Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da USP e da Rede Sismográfica Brasileira informou, em nota, que “pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário. É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”.
Histórico
Esta é a segunda vez, em uma semana, que um tremor de terra é sentido na Grande BH. No dia 12 de setembro, um tremor de terra com magnitude 2,5 na escala Richter atingiu a cidade de Betim (MG).
O evento foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira e analisado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília. Apesar do impacto ser considerado leve pelos especialistas, moradores relataram sentir vibrações nas estruturas das casas.
Os relatos dos residentes indicaram que o fenômeno causou um estrondo alto e fez portas e janelas tremerem. Até mesmo os animais domésticos reagiram ao tremor inesperado.