Com uma frota de 273 mil veículos circulando diariamente, o município de Vila Velha divulgou um ranking das avenidas com maior número de acidentes de trânsito. O levantamento serviu como base para justificar a instalação de seis novos radares de velocidade e de fiscalização de infrações.
De acordo com o estudo apresentado pela prefeitura, entre 2023 e 2025 foram registrados 16,5 mil acidentes em todo o município. Desse total, 13,2 mil resultaram em feridos e 111 causaram mortes.

A avenida Luciano das Neves lidera o ranking de ocorrências, com 2.023 registros no período. Desses, 185 não tiveram vítimas, 16 deixaram pessoas hospitalizadas e dois terminaram em óbito.
Na sequência aparecem a Rua Castelo Branco e as avenidas Antônio Ataíde, Santa Leopoldina, Carioca e Estudante José Júlio de Souza. Juntas, essas vias concentraram cinco mortes no mesmo período.
Para justificar a contratação da empresa responsável pela instalação dos novos radares, a prefeitura utilizou dados referentes ao período de 2020 a 2023. Nesse recorte, a avenida Carlos Lindenberg aparece no topo da lista, com 1.594 ocorrências.

Em seguida, aparecem a Jerônimo Monteiro (472), Luciano das Neves (467), Antônio Gil Veloso (450) e Hugo Musso (335).
Radares contra acidentes
A prefeitura de Vila Velha vai instalar seis novos radares de velocidade nas principais avenidas da cidade com maior registro de acidentes. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (23) pela secretária interina de Defesa Social e Trânsito, Landa Marques.
De acordo com a secretária, os equipamentos foram instalados para coibir principalmente o excesso de velocidade que é responsável por causar grande parte dos acidentes de trânsito na cidade. Ainda não há prazo definido para que os radares já estejam funcionando. A primeira fase de instalação está quase concluída. Em seguida, começa o processo de testes para verificar se estão funcionando corretamente. A previsão é de que eles sejam ligados em até 30 dias.
O funcionamento dos radares vai ser 24 horas, não havendo desligamento entre meia-noite e 5h da manhã, como ocorre com outros radares instalados em rodovias estaduais. A escolha dos locais foi feita com base nos estudos que mostram as principais vias com maior número de acidentes.





