Radares de Vila Velha terão novos limites de velocidade

Equipamentos estão com funcionamento suspenso até o dia 1º de dezembro

Por Redação
Foto: Divulgação / Prefeitura Vila Velha

Após anunciar suspensão temporária, até o dia 1º de dezembro, dos seis novos radares eletrônicos instalados no município, a prefeitura de Vila Velha informou que vai fazer a readequação dos limites de velocidade dos equipamentos. Durante esse período, os radares funcionarão de forma educativa, sem aplicação de multas.

De acordo com a administração municipal, cinco radares terão limite de 60 km/h, e um permanecerá com 40 km/h, na orla de Itapuã. A decisão foi tomada por orientação do prefeito Arnaldinho Borgo.

Segundo a Prefeitura, desde a ativação dos radares em 10 de setembro, não houve registro de acidentes com vítimas nos locais monitorados. Antes da instalação, a média era de um acidente por dia — e, nos últimos dois anos, quase mil ocorrências foram registradas nesses seis pontos.

Em 40 dias de funcionamento, os equipamentos registraram a passagem de mais de 3,6 milhões de veículos e 16 mil infrações, principalmente por excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho. “Esses números mostram que não existe ‘indústria da multa’ em Vila Velha. O foco é educar, conscientizar e proteger vidas. Só é penalizado quem realmente desrespeita as leis de trânsito”, destacou a comandante da Guarda Municipal, Landa Marques.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, reforçou que o recurso das multas tem destinação exclusiva. “Por lei, todo o valor arrecadado é aplicado exclusivamente em ações de educação no trânsito, melhoria da sinalização e obras de engenharia viária”, disse.

Multas aplicadas continuam válidas

Apesar da readequação, as multas já aplicadas não serão canceladas. “As autuações registradas pelos equipamentos eletrônicos, devidamente aferidos e certificados pelo Inmetro, gozam de presunção de veracidade e legitimidade”, explicou o secretário.

A comandante da Guarda ressaltou que os pontos escolhidos têm alto fluxo de veículos e histórico de acidentes. “Anualmente, perdemos muitas vidas nas vias, mas pouco se fala sobre isso. Em 2024, foram 980 vítimas fatais no Estado, número maior que os 852 homicídios registrados”, afirmou Landa Marques.

Locais e novos limites de velocidade

  • Rua Luciano das Neves x Av. Saturnino Rangel Mauro, Itaparica – 60 km/h
  • Rua Luciano das Neves x Av. Santa Leopoldina, Coqueiral de Itaparica – 60 km/h
  • Rua Luciano das Neves x Rua Europa, Divino Espírito Santo – 60 km/h (antes 50 km/h)
  • Rua Castelo Branco x Rua Antônio Ataíde, Centro – 60 km/h (antes 40 km/h)
  • Rua Antônio Ataíde x Rua Carioca, Divino Espírito Santo – 60 km/h (antes 40 km/h)
  • Av. Estudante José Júlio de Souza x Rua Deolindo Perim, Itapuã – 40 km/h (permanece igual)

Balanço de infrações e multas

Entre 10 de setembro e 20 de outubro, circularam pelos radares 3.627.295 veículos. Nesse período, foram registradas 16.032 infrações, sendo 1.969 gravíssimas e 2.373 graves.

A maioria das autuações — 11.434 (71,3%) — foi por excesso de velocidade de até 20% acima do limite. Outras 2.373 ocorreram entre 20% e 50% acima, e 239 ultrapassaram 50% do limite permitido. Também houve 1.730 autuações por avanço de sinal vermelho e 254 por parada sobre a faixa de pedestres.

A Prefeitura reforçou que o objetivo da medida é reduzir acidentes e preservar vidas, e que o período educativo servirá para ajustes técnicos e reforço da conscientização dos motoristas.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.