O democrata Zohran Mamdani, de 34 anos, venceu as eleições para a prefeitura de Nova York, tornando-se o mais jovem a assumir o cargo em mais de um século. Muçulmano e autodeclarado socialista, o político conduziu uma campanha centrada na redução do custo de vida na maior cidade dos Estados Unidos e derrotou Andrew Cuomo, de 67 anos.
Nascido em Uganda, Mamdani mudou-se para Nova York aos 7 anos. É filho de uma cineasta indiana e de um professor ugandês. Em 2018, aos 27 anos, tornou-se oficialmente cidadão norte-americano.
Ele concluiu o ensino médio em uma escola pública do Bronx e, depois, mudou-se para o estado do Maine, onde cursou estudos africanos na universidade. Durante a graduação, criou um grupo de defesa da Palestina e viajou ao Egito para estudar árabe.
A trajetória política começou em 2017, quando passou a atuar em campanhas eleitorais. Três anos depois, foi eleito deputado estadual pelo distrito do Queens, pelo Partido Democrata. Desde então, Mamdani se destacou por discursos sobre desigualdade social e por trabalhos voltados à habitação e à representatividade.
Neste ano, o novo prefeito se casou com a artista síria Rama Duwaji, de 28 anos, que conheceu em um aplicativo de namoro. Ela vive no Brooklyn e atua como ilustradora e animadora.
Antes do resultado das eleições, o presidente Donald Trump ameaçou reduzir o envio de verbas a Nova York caso Mamdani vencesse. “Se o candidato comunista Zohran Mamdani vencer a eleição para prefeito da cidade de Nova York, é altamente improvável que eu contribua com fundos federais, além do mínimo exigido, para minha amada primeira casa”, escreveu o republicano no Truth Social.





