Um barranco desmoronou no Centro de Afonso Claúdio na manhã desta quarta-feira (21). A ocorrência foi registrada na rua Maria Pádua Soares.
O deslizamento de terra causou queda de árvores e assustou moradores da região. Por sorte, não houve vítimas.
Uma câmera de segurança flagrou o momento em que a barreira despenca e invade a rua. Confira:
A Defesa Civil do município reforça a necessidade de atenção por parte da população também por conta da previsão de mais chuva intensas. Segundo o órgão, a área afetada foi sinalizada, e o fluxo de tráfego já foi liberado. Entretanto, destaca que a preocupação persiste, especialmente com as previsões meteorológicas que apontam para acumulados significativos de chuva, podendo atingir até 120 milímetros ao longo do dia.
“As autoridades continuam monitorando de perto a situação e fornecerão atualizações regulares à população, visando garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos afetados por essas condições climáticas adversas”, destaca a Prefeitura.
Segundo o órgão a população deve ficar atenta já que o solo está bastante encharcado e isso favorece o deslizamentos de barrancos e encostas. Além disso, a chuva forte pode causar enxurradas em áreas urbanas e a possibilidade de inundação do rio Guandu e seus afluentes.
Vigilância
Diante deste cenário, a população residente em áreas vulneráveis é orientada a permanecer vigilante e a estar atenta a quaisquer sinais de perigo, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, desabamentos, trincas em paredes, árvores ou postes inclinados. Em caso de detecção de tais sinais, a orientação é abandonar imediatamente o local e buscar abrigo em áreas seguras.
Para assistência e suporte em situações de emergência, a Defesa Civil de Afonso Cláudio está disponível através do telefone de contato 27 9 9922-7744.